Coluna-Ponto-de-Vista-1

Proposta criação de Associação de Amigos do Museu Oswaldo Aranha

Alegrete - Na manhã do último sábado, 5, ocorreu uma reunião no Museu Oswaldo Aranha com a pauta: “Como a sociedade civil pode apoiar e amparar o Museu Oswaldo Aranha?”. O encontro, que contou com a participação da vice-prefeita, Preta Mulazzani, ex-diretores do museu e sociedade civil.
O encontro tinha como objetivo a discussão de meios de mobilizar a comunidade alegretense para a criação de uma associação dos amigos do museu com a função de apoiar as ações do espaço. Para diretor do museu, Anderson Corrêa, a constituição de uma associação se faz necessária tanto para a geração de recursos com a venda de lembranças, como para a captação de recursos com editais. “Nós acabamos perdendo de concorrer em editais de incentivo à cultura porque não temos uma associação que apóie o museu e isso conta pontos, porque há mais investimentos em museus onde se faz presente o apoio da comunidade”, explica.
A primeira reunião já rendeu alguns encaminhamentos, como a criação de uma comissão de quatro pessoas que, ainda nesta semana, irá se reunir novamente já com proposições de estatuto para a associação, estratégias de comunicação e plano de mobilização da comunidade, uma vez que a associação deverá ser constituída por pessoas sem vínculos governistas. A vice-prefeita Preta Mullazani, parabenizou a proposta da reunião. “A iniciativa de propor essa associação é bastante válida. Quanto mais pessoas interessadas em abraçar o museu além do poder público, melhor”, comenta.
Tecnologia do Blogger.