Coluna-Ponto-de-Vista-1

Secretaria da Saúde mobiliza comunidade no Dia Mundial de Combate às Hepatites

O dia 28 de julho marca a luta mundial contra a hepatite, doença infecciosa que causa comprometimento da função do fígado. A Secretaria Municipal da Saúde de São Gabriel divulgou no final da manhã desta segunda-feira, 28, resultado parcial do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. Conforme o setor, mais de 200 pessoas participaram da mobilização organizada pela Vigilância Epidemiológica no Posto Central, localizado em frente ao Hospital de Santa Casa de Caridade, no centro da cidade. Segundo os organizadores o número já supera as expectativas da campanha.
A Secretaria Municipal da Saúde realiza as atividades até 17 horas. Estarão à disposição da comunidade equipes com Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem e auxiliares de enfermagem. Além disso, a população poderá solicitar informações pelos telefones 3237-1360 e 3237-1361. De acordo com a enfermeira Maria Edite Antoniazzi estão sendo disponibilizados testes rápidos para Hepatites B e C e vacinação para a do tipo B. O atendimento continua nas Unidades de Saúde do Posto de Atendimento Médico (PAM), Zona Oeste, Caic e Nosso Sonho com testes contínuos de B e C.
A vacina contra a hepatite B está disponível na rede pública para todas as pessoas até 49 anos de idade, e nas clínicas privadas para todas as idades. Para estar protegido contra a doença são necessárias três doses. Assim como o vírus da AIDS, o da hepatite B é sexualmente transmissível, porém seu contágio atinge altos índices, chegando a ser 100 vezes maior do que por HIV1.
Este tipo de vírus e transmitido por relação sexual desprotegida, da mãe para o filho durante o parto, pelo uso compartilhado de seringas, lâminas de barbear, alicates de unhas e objetos cortantes, assim como os usados em tatuagem e piercing, e por transfusão de sangue infectado. No caso da C, a infecção pelo sexo sem camisinha é mais rara. Tão severo quanto o tipo C, a hepatite B faz cerca de 700 mil vítimas ao ano no mundo. A boa notícia é que, no Brasil, a doença pode ser prevenida gratuitamente.
Tecnologia do Blogger.