Coluna-Ponto-de-Vista-1

Seminário sobre Saúde na Escola reúne representantes de 52 instituições

Prefeito abriu evento de capacitação para profissionais da educação e saúde na Escola Municipal Ginásio São Gabriel 

“Nada se faz sozinho. Precisamos trabalhar juntos para melhorar a saúde da nossa gente”, afirmou o prefeito Roque Montagner ao abrir oficialmente o Seminário “Saúde na Escola – o conhecimento é fonte valiosa de saúde”, realizada durante a manhã e tarde de quinta-feira, 10, no auditório da Escola Municipal Ginásio São Gabriel. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) como forma de capacitação para os profissionais que atuarão com multiplicadores no Programa Saúde na Escola (PSE). Conforme a Secretaria de Saúde, 52 instituições foram representadas no seminário, sendo que 41 instituições integram a rede pública de ensino municipal e estadual.
O PSE vai beneficiar, inicialmente 41 escolas de São Gabriel, entre elas nove estaduais (Antonio Jose de Assis Brasil, Pery da Cunha Gonçalves, Ataliba Rodrigues das Chagas, Manoel Luis Marques, José Sampaio Marques Luz, João Pedro Nunes e Fernando Abbott), 31 municipais, sendo 23 de ensino fundamental e oito de Educação Infantil.
A proposta do programa é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, e comunidade escolar.
“Estamos trabalhando com uma perspectiva de saúde melhor para o nosso Município. É justo que desenvolvamos um projeto de educação para a nossa saúde dentro das escolas, mas ampliando o alcance para os lares daqueles fazem parte da comunidade escolar”, argumentou o prefeito.
No primeiro dia, o seminário teve como palestrantes o secretário de Administração Ricardo Gomes, com o tema Promoção da Cultura de Paz e Direitos Humanos Leis da Educação e a nutricionista Nathalia Vanhove, sobre promoção de alimentação saudável e fortificação da alimentação infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais). Na parte da tarde, o médico Heraldo Amann falou sobre Gravidez e sexualidade na adolescência. Também palestraram a enfermeira Angélica Ávila e fisioterapeuta Giovani Camargo.
Nesta sexta-feira, continua o Seminário com palestras da professora Jaqueline de Almeida Pinheiro; oftalmologista Claudio Teixeira; fonoaudióloga Fernanda Gerzon; e enfermeira Rosangela Boher; conselheiro tutelar Filipe Ferreira; e Luciana Benetti.
Tecnologia do Blogger.