Coluna-Ponto-de-Vista-1

Com o sucesso da Feira do Produtor, Secretaria da Agricultura amplia descentralização

Um programa que deu certo. Pelo menos uma vez por semana, no centro de São Gabriel, a comunidade gabrielense tem a oportunidade de adquirir alimentos saudáveis vindos direto do campo. O Governo Municipal é responsável pela organização da Feira Itinerante do Produtor com a exposição e comercialização de hortifrutigranjeiros e alimentos de produção caseira como pães, doces e mel. A feira acontece todas as terças-feiras na Praça Dr. Fernando Abbott desde o ano passado. A população de São Gabriel ainda pode encontrar na feira material de artesanato e arroz orgânico, vindo da Cooperativa dos Assentados de Porto Alegre, mas produzido nos assentamentos daqui.
Com o sucesso, o atendimento foi descentralizado. Os alimentos são comercializados todas as quartas-feiras no Bairro Cidade Nova; nas quintas-feiras no Bairro Independência; e nas sextas-feiras no Bairro Élbio Vargas. A feira descentralizada ainda acontece todos os sábados no Residencial Antônio Trilha. Além de oferecer produtos de qualidade para as 300 famílias do condomínio, o projeto atende toda a comunidade da zona sul da cidade. De acordo com o secretário de Agricultura, 11 produtores participam do programa. A proposta do programa é oferecer ao pequeno produtor condições de comercializar o que é cultivado nos assentamentos e pequenas propriedades, garantindo ao consumidor alimentos saudáveis e naturais.
Com o fomento da produção, principalmente no interior do Município, a agricultura familiar tem ganhado destaque em São Gabriel. Segundo o secretário, a descentralização é uma forma de ampliar o percentual de comercialização e garantir que toda a população tenha contato com o que é produzido no campo. O prefeito Roque Montagner disse que o programa tem um propósito de incentivar a agricultura familiar e assegurar o homem do campo no interior. "Com o pequeno sendo valorizando e o governo dando condições para a produção e comercialização dos alimentos, a administração municipal está combatendo o êxodo rural e oferecendo produtos naturais e de qualidade para a população. No final, todos ganham", finalizou o prefeito.
Tecnologia do Blogger.