Encontro discute novos valores de ITR na região

A modificação de alíquotas e valores do ITR – Imposto Territorial Rural, tem mobilizado discussões e debates entre produtores rurais de todo o Estado. Para tratar do assunto, uma reunião foi realizada na tarde desta terça-feira, 12 de agosto, às 14 horas, no salão de atos do Sindicato Rural de São Gabriel, com presidentes de sindicatos e associações rurais da Regional II da Farsul (São Gabriel, Sant’Ana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Lavras do Sul e Sant’Ana da Boa Vista), que tem como coordenador o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira.
O encontro teve também a presença de autoridades dos municípios da região, para deliberar sobre os valores do ITR, que passou a ser um tributo destinado ao caixa dos Municípios. Estiveram presentes, dentre outros, o vice-prefeito de São Vicente do Sul Gilson Parodes, o procurador jurídico da prefeitura de São Gabriel Guilherme Abib e o coordenador de arrecadação municipal, Caio Aloy. Durante o encontro, foi ministrado um painel sobre o tema pelo assessor técnico da Farsul, Derly Girardi;
O encontro visou buscar um diálogo com os municípios para a cobrança de um valor justo para o ITR. A posição da Farsul, segundo Girardi, é orientar e assessorar os produtores rurais a ingressarem judicialmente, se for o caso, em eventual desacordo com os valores nominais do ITR. “Estamos nos propondo ao diálogo com as autoridades municipais, para que haja equilíbrio e ponderação. Vamos persistir neste diálogo enquanto houver espaço com todas as partes envolvidas”, ressaltou Tarso Teixeira.