Coluna-Ponto-de-Vista-1

Governo Municipal implanta horta comunitária no Bairro Pomares

A comunidade do Bairro Pomares, na zona leste de São Gabriel, vai ser a primeira a ser beneficiada com o Projeto Horta Comunitária da Secretaria Municipal de Agricultura. As atividades – definidas na semana passada – terão a parceria de moradores da região, que ficarão responsáveis por plantar, cuidar e colher os alimentos produzidos no local. O governo municipal projeta estender o benefício para, pelo menos, 90 famílias inseridas em critérios de baixa renda. De acordo com o secretário de Agricultura, Ladislê Teixeira, a proposta tem dois objetivos: “o primeiro é de subsistência. Os alimentos serão distribuídos, uma vez por semana, para os moradores do bairro. O segundo prevê a criação de uma associação, com a produção sendo comercializada na feira do produtor. Toda a arrecadação será destinada para investimentos na estrutura da comunidade”, explicou.
A horta comunitária será implantada em uma área de três hectares cedida pela Prefeitura Municipal. A Secretaria de Agricultura disponibilizará toda a parte técnica, assumindo o compromisso com roçado, preparo de solo, canteiros e ainda, disponibilização de técnico agrícola e sementes. O projeto surgiu de uma ideia da comunidade apoiada pela vereadora Dorian Bragança. “Ela encaminhou os representantes do bairro até a Secretaria de Agricultura. Nós organizamos o projeto e o prefeito Roque autorizou a execução dos trabalhos”, disse Teixeira.
Três moradores serão os responsáveis pelo projeto no bairro: Rosalvo Trindade Lemos, Luis Gonzaga Silveira Bento e Paulo Henrique Trindade Lemos. “Eles ficarão a frente do projeto e terão a obrigação de dar prosseguimento a proposta. A proposta vai precisar do apoio de toda a comunidade, mas é importante esclarecer: independente de participar ou não dos trabalhos, todos os moradores terão direito ao que for produzido na horta comunitária”, finalizou.
Tecnologia do Blogger.