Coluna-Ponto-de-Vista-1

Realizada reunião regional para elaboração do Plano de Prevenção às Cheias

O prefeito Roque Montagner participou de mais uma reunião técnica regional que trata da elaboração do Plano de Prevenção às Cheias. O encontro foi em Uruguaiana com a presença de uma comitiva do Governo do Estado e foi continuação da realizada na segunda-feira, 28/7, em Porto Alegre, com a participação de prefeitos da região. Durante o encontro, o diretor da secretaria de Meio Ambiente, Marco Mendonça, falou sobre a importância do estudo das bacias hidrográficas na elaboração do projeto de prevenção, levando em conta principalmente, que neste aspecto as ações em um município pode ter interferências em outros. Ele também informou aos prefeitos sobre a atual situação dos estudos, a região da Fronteira Oeste tem o projeto pronto e aguarda a abertura de processo licitatório ainda neste ano.
Ao longo da reunião os prefeitos fizeram uso da palavra e alguns destacaram a necessidade de um trabalho mais efetivo, destacando que a situação das famílias atingidas é grave, bem como a ânsia por resultados por parte das administrações municipais.
Em sua manifestação o prefeito Roque explicou que os danos sofridos pelos Municípios foram de grande monta, principalmente nos que ficam próximo ao Rio Uruguai. Em São Gabriel, margeado pelos rios Vacacaí e Santa Maria, as cheias ocasionaram um espraiamento muito grande das águas, criando como consequência grandes prejuízos nas lavouras. O frequente volume de chuvas vem causando grandes estragos nas estradas vicinais do Município, criando pontos críticos com grandes custos de manutenção, com dificuldades de trafegabilidade até para o transporte escolar, por isso a preocupação é o alto custo da manutenção com pontes deterioradas, prejudicando o ano letivo. O prefeito solicitou a inclusão do Município no plano de recuperação emergencial do Estado para os Municípios atingidos pelas intempéries.
Tecnologia do Blogger.