Coluna-Ponto-de-Vista-1

São Gabriel realiza conferência de cultura no dia 30 de agosto

Com uma proposta de elaborar um plano de políticas públicas para a cultura, a Prefeitura Municipal de São Gabriel realiza no dia 30 de agosto, no CTG Caiboaté, a 1ª edição da Conferência Livre Municipal de Cultura. O evento terá a participação do coordenador geral de Monitoramento de Informações Culturais do Ministério da Cultura, Geraldo Luiz Horta de Alvarez Júnior, responsável pela palestra “Sistema Nacional de Informações de Indicadores Culturais”. Também está confirmada a representante do Ministério da Cultura na Região Sul, Margarete Costa Moraes; o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Neidmar Roger Charão Alves; e a diretora de Economia da Cultura SEDAC, Denise Vieira Pereira.
Um dia reservado para debates. Das 9h às 13h30min, o espaço estará reservado para palestras. A partir das 14 horas, serão apresentadas propostas e no final da tarde serão aprovadas as proposições, assim como definido o relatório final. As diretrizes para o Plano Municipal de Cultura, cuja redação será concluída por um grupo de trabalho formado por representantes do Conselho Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Turismo, garantirão o acesso ao setor das culturas e das artes, tais como fomento, criação, produção, preservação, difusão. Focará também na economia da cultura que deverá ser pensada como um setor produtivo, pela consonância de ser um vetor de desenvolvimento econômico e incluir socialmente o cidadão, oportunizando uma cultura de paz.
O Plano deve ser pensado como estratégico para o desenvolvimento e sustentabilidade do planejamento e fomento das atividades culturais e artísticas, bem como para a valorização/preservação/revitalização do conjunto de bens materiais e imateriais, que contam e remontam a história.
Tecnologia do Blogger.