Coluna-Ponto-de-Vista-1

C.C.I.H e S.C.I.H da Santa Casa desenvolvem importantes ações de Controle de Infecções hospitalares

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (C.C.I.H) e o Sistema de Controle de Infecção Hospitalar (S.I.C.H) da Santa Casa continuam desenvolvendo importantes ações visando o controle da redução máxima possível da incidência das infecções hospitalares. Segundo o Provedor Luiz Carlos Venturini Dotto, as infecções hospitalares constituem risco significativo à saúde dos usuários e sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação da assistência hospitalar, portanto nesse sentido têm sido de extrema relevância o trabalho desenvolvido pelas equipes da C.C.I.H e do S.I.C.H.
O Provedor explica que as equipes interdisciplinares coordenam as atividades de investigação, prevenção e controle das possíveis complicações infecciosas relacionadas com a hospitalização do paciente. Ele ressalta que a Administração preocupada com a saúde de seus colaboradores, pacientes e familiares, desde o ano passado implantou novas medidas para visitas, como: entrada permitida somente com o uso de crachá, sendo que o mesmo deverá ser devolvido na saída para que o próximo visitante possa entrar (4 crachás, sendo permitida a entrada de dois visitantes por vez) e a proibição de visita em quartos de isolamento. Dotto afirma que: “O conjunto de ações desenvolvidas por esses profissionais chega a todo o hospital, causando efeito direto nas mais variadas áreas, funcionando como um alicerce da Santa Casa”, concluiu o Provedor.
Conforme a Enfª Gilvania Quadros - Resp. pela C.C.I.H e lavanderia, e, também Loiva de Souza - da Gestão e Controle de Infecção Hospitalar, este ano já foram desenvolvidas as seguintes ações: Gerenciamento de resíduos na Instituição; Controle do lixo hospitalar nas Unidades; Controle de antibióticoterapia; Realização de busca ativa semanal nos setores, controle de culturas de pacientes em isolamentos diariamente e UTI; Avaliação de curativos infectados; Controle de vencimento de sondas; Supervisão e capacitação para os funcionários da lavanderia; Controle da limpeza dos quartos através do check list; Supervisão e capacitação aos colaboradores e estagiários das Escolas Urcamp e New Life na separação correta do lixo hospitalar; Controle de Acidentes de Trabalho por material perfuro-cortante; Capacitação aos funcionários quanto à importância da lavagem das mãos, EPI adequado e anti-sepsia da pele para diminuir o nº de flebites por punção venosa, entre outras.
Tecnologia do Blogger.