Coluna-Ponto-de-Vista-1

Em São Gabriel, séries iniciais ultrapassam a meta do IDEB

São Gabriel, de acordo com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ultrapassou as metas estabelecidas em todas as etapas das Séries Iniciais do ensino fundamental. A professora Giane Farias Ferreira, responsável pela coordenação do setor, informou que a Rede Municipal atingiu 4,6 pontos, enquanto a meta proposta é de 4,0. Na visão do prefeito Roque Montagner, o resultado é fruto de um bom trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos, com destaque para o Pacto e a formação de professores como propulsores de uma educação de qualidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação os dados do IDEB levam em consideração os números de 2013. Estes mesmos números revelam que nas Séries Finais a Rede Municipal acompanha o desempenho nacional. No Brasil, houve queda nos resultados, com as instituições ficando com os índices aquém do esperado. “Mesmo assim, ainda temos o que comemorar, porque as nossas escolas, em alguns pontos, superaram o índice das demais instituições do Município”, disse o prefeito.
De acordo com o prefeito, a SEME tem uma missão para 2015: “Precisamos melhorar os nossos índices. Vamos buscar estratégias que possam melhorar os resultados do IDEB de 2015 nas Séries Finais. Isso é um dos nossos objetivos na área de Educação”, argumentou.
Divulgados na semana passada, os dados provocaram alvoroço nacional na comunidade escolar. O IDEB é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb), obtidos pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª série do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio), com informações sobre o rendimento escolar. O índice é calculado a cada dois anos, estabelecendo uma nota de 0 a 10 para cada escola da rede de ensino do Município ou Estado, além da média nacional.
Tecnologia do Blogger.