Coluna-Ponto-de-Vista-1

Governo abre processo de recadastramento para crianças bolsista da educação infantil do colégio Perpétuo Socorro

A Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel realiza entre os dias 15 e 19 de outubro, das 8 às 14 horas, o recadastro de alunos beneficiados com bolsas de estudos prevenientes de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O atendimento acontecerá na sede da SEME, no Prédio Sepé Tiarajú, centro da cidade. Hoje, a parceria garante o auxílio à 90 famílias inseridas nos critérios de seleção estabelecidos por uma Comissão nomeada em janeiro deste ano por meio de Decreto Executivo.
A avaliação e concessão das bolsas de estudo passam pela necessidade de os cadastrados apresentarem, no ato da atualização de dados, os documentos definidos pela Comissão, que são: Comprovante de renda (declaração de Imposto de Renda dos pais ou responsáveis); Contracheque – três últimos meses; Desempregado (declaração de que não possui emprego e que está isento de declaração de IR); Comprovante de residência (conta de água ou luz); Atestado de frequência escolar de filhos matriculados na rede pública ou particular; Comprovante de Pensão alimentícia (se existir); RG ou CPF de responsáveis.
Atualmente, além de crianças da Educação Infantil, o convênio tem beneficiado alunos do ensino fundamental. Mas, de acordo a proposta do Governo Municipal, o objetivo é – gradativamente – direcionar o benefício exclusivamente para meninos e meninas de até cinco anos. 
O prefeito Roque Montagner explica que a Educação Infantil, embora tenha sido um dos setores que mais recebeu investimentos entre 2013 e 2014, é um dos que ainda apresenta déficit na oferta de vagas. São exemplos de investimentos a construção de uma escola no Bairro Pomares e o anuncio da implantação de mais duas instituições nos bairros Santa Isabel e Jardim Primavera. Mesmo assim, a oferta é ainda menor que a procura. “Por isso a importância do convênio e de definirmos como prioridade a destinação de vagas exclusivamente para este público”, argumentou.
Dos 90 inscritos atualmente, 19 deixam de integrar a relação de beneficiados, pois são alunos que estarão ingressando no Ensino Médio ou no 1º ano do Ensino Fundamental. “Isso significa que, pelo menos, 19 novas vagas no Ensino Infantil estarão abertas”, comenta o prefeito.
Por causa disso, a Secretaria Municipal de Educação – após o período de recadastro – abre processo para a inscrição de novos bolsistas. O cadastro será feito entre 20 e 31 de outubro. A Comissão de seleção tem representantes dos Poderes Executivo e Legislativo e do Movimento Comunitário.
Tecnologia do Blogger.