Coluna-Ponto-de-Vista-1

Pesquisadores da Unipampa apresentam pesquisas sobre a vegetação na Antártica

Equipe apresentou resultados de estudos sobre espécies vegetais antárticas.
Na primeira fila: Mônica Minozzo e Rodrigo Alves; atrás: Gullherme Kessler, Graciele Alves, Prof. Margéli Albuquerque e Prof. Filipe Victoria; na terceira fila: Daiane Valente, Prof. Jair Putzke (UNISC) e Daniela Schmitz. 
Pesquisadores e professores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus São Gabriel vinculados ao Núcleo de Estudos da Vegetação Antártica (NEVA) participaram do III Simpósio da APECS-Brasil “Integrando a comunidade científica de Polo a Polo” do dia 22 a 26 de setembro em Arraial do Cabo – RJ.

Professor Paulo Marcos Pinto e Evelise Leis
Alunos do Programa Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PGCB) e dos cursos de graduação apresentarão os resultados de pesquisas desenvolvidas no NEVA. Também participam do simpósio os professores Paulo Marcos Pinto, Margéli Pereira de Albuquerque e Filipe de Carvalho Victória, com o intuito de firmar parcerias com outras universidades brasileiras e instituições internacionais que desenvolvem pesquisas na Antártica.
Os trabalhos apresentados pelos pesquisadores da Unipampa buscam compreender a evolução das comunidades vegetais em áreas de degelo da Antártica, por meio de análises e de mapeamento com GPS de dupla frequência. Segundo o professor Filipe, até o momento foi possível observar o aumento da vegetação na maioria das áreas de degelo estudadas. Além disso há uma equipe multidisciplinar que estuda aspectos biotecnológicos das plantas da Antártica. Outras pesquisas dizem respeito a plantas introduzidas na Antártica acidentalmente, como a grama Poa annua L., nas quais busca-se entender de onde vieram e como se comportam no ambiente. “Possuímos também estudos sobre o estresse por frio que algumas plantas da Antártica conseguem 'driblar' e se estabelecer nas áreas de degelo” complementa.
Neste ano uma equipe de pesquisadores da Unipampa, coordenada pelo professor Antônio Batista Pereira, embarcará para a Antártica no dia 9 de outubro.
As premiações conquistadas foram as seguintes:
1° Lugar apresentação banner: Daiane Valente Valente com o trabalho “Prospecting of SSR Markers for Phylogeographic analysis of Antarcitc populations of Poa annua L”.
Menção honrosa: 3° Lugar apresentação oral: Rodrigo Paidano Alves com o trabalho “Distribution of Lichen Species in Ice-Free Areas of Arctowski Region and their ecological signification for Lichen-Moss associations in Admiralty Bay Area, King George Island, Antarctica”.
Menção honrosa: 3° Lugar apresentação banner: Guilherme Andrade Kessler com o trabalho “Composition of the Lichen Species in the ice-free areas of Nelson Island, South Shetlands Island, Antarctica”.
Menção honrosa: 2° Lugar no concurso de Fotografias da Antártica: Daniela Schmitz.

Daiane Valente, no centro, recebendo o prêmio de 1° lugar
apresentação de banner e presidente da APECS-Brasil Erli Schneider.
Rodrigo Paidano (no centro) recebendo o 3° lugar apresentação oral
Guilherme Andrade Kessler, no centro, recebendo o 3° lugar apresentação de banner
Daniela Schmitz, a direita,recebendo o 2° lugar no concurso de fotografia
Tecnologia do Blogger.