Coluna-Ponto-de-Vista-1

Santana do Livramento prepara-se para a 6ª edição do Seminário Rumos da Bacia Leiteira

Santana do Livramento - Mais de 200 pessoas, entre produtores e técnicos, são esperadas para o 6º Seminário Rumos da Bacia Leiteira, que ocorre nos próximos dias 09 e 10 de outubro, no Salão de Atos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Santana do Livramento. O evento debaterá desde a gestão da propriedade rural até questões ligadas à qualidade do leite. A abertura do evento deve acontecer às 10h, desta quinta-feira (09).
A primeira palestra do Seminário será ministrada por Tiago Patias, da Unipampa, que fará um resgate sobre o papel do Arranjo Produtivo Local do Leite (APL do Leite), que é composto pelas seguintes entidades, Associação dos Criadores de Gado e Produtores de Leite de Santana do Livramento, Banco do Brasil, Cooaplesa, Coperforte, Cosulati, Emater/RS-Ascar, Embrapa Pecuária Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Skylab, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Unipampa. À tarde, os temas apresentados serão manutenção das ordenhadeiras e bem-estar do gado leiteiro, respectivamente, pelo médico veterinário Nei Quevedo e por Mônica Daiana de Paula Peters, do IFSul.
A abertura do segundo dia de evento deve ser realizada por Paulo Andrade, da Inspetoria Veterinária de Santana do Livramento, que dará orientações sobre a Instrução Normativa 02, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (SEAPA), que dispõe sobre as normas complementares ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal. Na sequência, a palestrante da Embrapa Pecuária Sul, Renata Wolf Suñe Martins da Silva tratará sobre a qualidade do leite. Já o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Jorge Schafhäuser Junior, apresentará sobre a exigência nutricional do gado leiteiro. Por fim, gestão da propriedade leiteira será o assunto da palestra de César Augustus Winck, da Unoesc.
Tecnologia do Blogger.