Coluna-Ponto-de-Vista-1

Textículos do Mário Mércio

Mário Mércio
Escritor e colunista do site
EVITE A ROTINA
Fica difícil dar conselho aqui no FB, onde cada um tem sua razão e muitos não abrem mão dela. Mas nos mais velhos temos essa mania. E quem não fica velho é porque já morreu.
Bem cedo, ao abrir meu PC vejo, antes de tudo, o que escreveu minha amiga gabrielense MARIA CECÍLIA ASSIS BRASIL FIGUEIREDO. Ela escreve muito bem e é dali que começo a me inspirar no que vou escrever, pois sei que aquilo que ela escreve brota de seu coração, de sua mente privilegiada e de seu dom de dizer as coisas e calar no fundo das pessoas. Mas hoje me detive no título da crônica acima.
Acho que seguidamente devemos dar um UP em nossa vida, jogar a rotina no lixo e inventar. Modificar nosso dia. Abrir o guarda-roupa e escolher aquela roupa escondida, que outrora ficava tão bem em nós. Nada com muita disciplina. As disciplinas impõem! Sem uma forma definida, mas com uma meta natural, sem obsessão.
Trocar o penteado, aos homens tirar o bigode ou deixá-lo crescer. Às mulheres pintar os cabelos. Em vim dar um up no visual.
Variar tudo. Trocar de shopping, de roteiro, inventar um curso que lhe dê prazer, antes de ganhos. Ler o jornal de trás para frente, comprar um livro que nunca pensou em ler. Aposentar o café com leite e tomar chá ou vice-versa. Trocar a manteiga pelo requeijão, o feijão pela lentilha, a maçã e a banana pela uva e pêssego. Simples assim.
Aprender a ficar no sol tomando chimarrão, em vez de estar na sala vendo TV. Passar mais tempo brincando com os filhos que lendo um jornal. Falar mais com seu cônjuge olhando em seus olhos e vendo sua beleza e simpatia.
Olhar mais para o céu, curtir as nuvens, a lua, as estrelas.
Ajudar as pessoas que estão precisando de ajuda, com qualquer coisa, até uma palavra e uma mão no ombro ajuda. Alcançar um resto de comida ao cãozinho solitário de rua. Dar água doce aos passarinhos, restos de arroz e farelos de pão que eles adoram. Você vai ver que essa mudança vai mexer com você. Quanto tudo lhe parecia rotineiro na vida, sua vida vai saltar, dar um pulo, um UP em sua existência.
Para mim esse negócio de levar a vida muito protocolada- nos diz Monique de Ávila em sua coluna no VS, só serve para se fechar para o resto do mundo. E é verdade...
Se todos os dias são dias diferentes, porque queremos ser sempre igual? Não é? Então vivamos diferentes todos os dias. Só assim aprenderemos mais, amadureceremos mais e enxergaremos muito mais a vida de uma forma muito diferente da rotina diária.
Tecnologia do Blogger.