Coluna-Ponto-de-Vista-1

Alunos do Tiradentes realizam projeto "Cápsula do Tempo"

Um projeto inédito em São Gabriel foi realizado pelos alunos do Colégio Tiradentes. Sob a supervisão e orientação do professor da disciplina de História do liceu, Lucas Loch Moreira, os alunos das turmas 11, 12 e 13 dos anos iniciais confeccionaram invólucros que contiveram textos/redações,fotografias e até vídeos, que contam suas histórias e foram enterrados nas imediações do Colégio. São as chamadas "Cápsulas do Tempo".

As cápsulas serão abertas apenas no final de 2016, quando os alunos estarão próximos da formatura do Ensino Médio. Seu objetivo, de acordo com Lucas, é dentre outros estímulos, a conscientização da importância da reflexão de seus papéis no mundo, suas projeções e aspirações futuras. Ele falou mais detalhadamente sobre o projeto.


"Hoje em dia já não é segredo que a História não é feita apenas por heróis, líderes e vultos, mas por todas as pessoas. Nada é mais importante para nós mesmos do que nossas próprias vidas, nossas histórias, nossos caminhos edestinos. O que será de nós amanhã? Não sabemos, mas muito provavelmente seremos mais ou menos a soma daquilo que vimos fazendo ao sabor do porvir. Por isso, escrever as nossas próprias histórias é construir conhecimento a respeito de quem somos. Ninguém poderá saber contar as nossas histórias melhor que nós mesmos. Os historiadores, arqueólogos e pesquisadores afins, dificilmente contam com esta "sorte" que é a profusão de fontes primárias, sejam elas escritas ou imagéticas, por isso, construir conhecimento e preservá-lo, é mais do que um privilégio, é um direito dos educandos que pode ser realizado de maneira lúdica. O empenho desses alunos foi muito significativo, estão todos de parabéns", finalizou Lucas.
Tecnologia do Blogger.