Coluna-Ponto-de-Vista-1

Começam as obras de saneamento no Independência

O mês de novembro de 2014 marca o início das obras de melhorias na infraestrutura de saneamento da cidade de São Gabriel. O ponto inicial das obras de rua, estrategicamente escolhido para o começo dos trabalhos, foi o Bairro Independência, por ser um dos bairros mais populosos da cidade e em constante crescimento.
“O local cresceu muito e todo o entorno também. A rede antiga já não suportaria o crescimento contínuo e a pressão no abastecimento já sofria um enfraquecimento, inclusive nos bairros Jardim Primavera e Pascotin”, afirma o Coordenador da São Gabriel Saneamento, Rodolpho Toninello.
As obras de reforço do sistema de abastecimento, tiveram seu início pela Rua Sete de Setembro e passarão também pelas Ruas Ceará e Minas Gerais, interligando-se à rede da Francisco Chagas. Ao término desta etapa de trabalho, estima-se que mais de 5 mil pessoas sejam diretamente beneficiadas nestes 3 bairros.
Antes mesmo do início das operações a São Gabriel Saneamento já demonstrou seu respeito e preocupação para com os moradores do Bairro Independência. Uma ação educativa foi realizada na região, com a distribuição de mais de 2 mil informativos e a visitação aos moradores das ruas atingidas, que continua sendo feito para sanar possíveis questionamentos.
Toda esta nova demanda de trabalhos movimenta também o mercado profissional gabrielense, com a contratação direta e indireta de dezenas de profissionais, a exemplo de quando a São Gabriel Saneamento alavancou o índice de empregos na cidade em maio de 2012.
“Montamos uma equipe de produção exclusivamente gabrielense. São pessoas que conhecem a nossa realidade e vão contribuir diretamente para mudar a situação do saneamento em São Gabriel”, conta o Engº. Durval Ramires, Gerente de Projetos e Obras.
Dentro de poucas semanas, outras obras de infraestrutura em saneamento serão iniciadas em outros bairros da cidade. A segunda região que receberá um reforço na rede de abastecimento é a do Bairro Bom Fim. A escolha é também estratégica, sempre atendendo as regiões e populações com mais necessidades e de maior crescimento.
Todos estes projetos em execução fazem parte do plano de investimento de R$ 43 milhões, assinado com a Caixa Econômica Federal, para serem aplicados na cidade até 2017. Serão 20.000 metros de reforço de rede de água e cerca de 10.000 metros em substituições de redes precárias.
“A São Gabriel Saneamento começa as obras de rua, muito embora já tenha investido cerca de R$ 11 milhões em obras de recuperação, reformas das sedes, aquisição de equipamentos e outras melhorias do sistema, sem contar tudo o que já foi feito nestes primeiros 30 meses de concessão. Ao contrário do que se afirmou, de forma equivocada, a São Gabriel Saneamento cumpre com extremo rigor e esmero o cronograma de trabalho proposto ainda na licitação, pois nossa preocupação e compromisso são com a população da cidade”, destaca o Presidente da Empresa, Luiz Gonzaga Alves Pereira.
Tecnologia do Blogger.