Impeachment contra prefeito de Rosário do Sul é confirmado

Foto: Fernando Ramos/Agência RBS
Por 12 votos a 1, os vereadores confirmaram a cassação do prefeito Luís Henrique Antonello (PSB) na tarde desta quarta-feira. O político entra para a história do município como o primeiro prefeito a sofrer processo de impeachment.
A sessão marcada pelo aparato de segurança e por protestos do lado de fora começou ao meio-dia desta quarta-feira e durou cerca de seis horas. Primeiro foi lido todo o relatório da Comissão Parlamentar Processante que concluiu pela cassação de Antonello, que teria cometido irregularidade com a dispensa de licitação em caso da troca da empresa que presta de serviço de software de gestão. 
Os 13 vereadores falaram dentro do prazo regimental de 15 minutos e a maioria abriu o voto a favor do impeachment. Em seguida, a defesa do prefeito fez suas considerações e depois ocorreu a votação.
Como poucas pessoas foram autorizadas a entrar no Plenário Amaro Gomes Souto, foi grande a movimentação na Praça Borges de Medeiros, em frente à Câmara de Vereadores. Dezenas de pessoas fizeram manifestações favoráveis e contrárias ao prefeito.