Coluna-Ponto-de-Vista-1

Mais 18 Agências FGTAS/SINE contam com kit que agiliza o encaminhamento da Carteira de Trabalho

Mais 18 Agências FGTAS/SINE dispõem de kit com leitor biométrico para digitais, prancha para coleta de assinaturas e câmera fotográfica. Os kits agilizam o encaminhamento da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), tornando mais rápida a coleta de dados e a realização de fotografia na hora do atendimento, beneficiando o trabalhador.
Os equipamentos foram instalados nas unidades de Porto Alegre (Tudofácil Centro, Zona Norte e Zona Sul), Esteio, Guaíba, Sapucaia do Sul, Bento Gonçalves, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Montenegro, Passo Fundo, Carazinho, Erechim, Santa Maria, Cachoeira do Sul, São Gabriel, Santana do Livramento e Rosário do Sul. As Agências FGTAS/SINE de Caxias do Sul, Pelotas, Vacaria, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo também já contam com o kit.
Hoje, o encaminhamento da Carteira de Trabalho é realizado através da inserção offline dos dados dos trabalhadores no sistema operado nas Agências FGTAS/SINE, que os enviam para confecção e conferência de dados à SRTE. O MTE está em processo de homologação da nova versão do Sistema Online de Carteira de Trabalho, que realiza a verificação de dados com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o PIS/PASEP. A previsão é de que a nova versão seja implantada em janeiro de 2015. Com a mudança, os trabalhadores terão os dados da CTPS e do CPF validados no ato do atendimento, e, em caso de divergência, serão orientados a retificá-los.
O documento gratuito habilita o profissional a ingressar no mercado de trabalho formal, garantindo direitos sociais como aposentadoria, seguro-desemprego, recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e auxílio maternidade, entre outros benefícios da Previdência Social. A relação de documentos exigidos para encaminhar a Carteira de Trabalho está disponível no site da FGTAS, no link Serviços.
A descentralização e a informatização das ações foram viabilizadas por meio de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RS).
Tecnologia do Blogger.