Coluna-Ponto-de-Vista-1

Novembro Azul: Secretaria da saúde realiza mutirão da saúde do homem

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), na Unidade Brandão Júnior, o primeiro Mutirão da Saúde do Homem. O evento faz parte das atividades ligadas a Campanha Novembro Azul, desenvolvida nacionalmente com o intuito de conscientizar sobre o câncer de próstata. A ação ocorre entre 8 horas e 17 horas, nos dois dias.
Durante o período de mutirão, serão disponibilizadas 15 fichas diárias para consultas com o urologista Abdel Nasser. Também serão realizadas avaliações e tratamento de auriculoterapia, fisioterapia (avaliação para homens) e exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) para pacientes acima de 45 anos. 
A Campanha ganhou as ruas. Equipes da SMS estão com mutirão de testagens no Postos de Gasolina desde o dia 20 de novembro. As primeiras atividades aconteceram nos Postos Paradouro, nos dias 20 e 21; Gauchão, no dia 24; e Batovi, nos dias 25 e 26. O público alvo foram caminhoneiros e viajantes e por isso as empresas escolhidas ficam localizadas nas imediações da BR-290. De acordo com o setor de Saúde, foram distribuídas camisinhas e material informativo sobre HIV, Sífilis e Hepatite. 

MUTIRÃO DISPONIBILIZARÁ AINDA: Verificação de pressão, Teste de glicemia, Teste de HIV, Sífilis e Hepatites; Teste de PSA para homens acima de 45 anos ou 40 anos para homens que tenham histórico familiar de Câncer de Próstata. 

ORIENTAÇÕES SOBRE: DST, Alcoolismo e drogas, Cuidados de higiene bucal e orientação sobre Câncer Bucal com Odontólogo; e Nutricional (IMC); 

SAIBA MAIS 
O Instituto Lado a Lado pela Vida idealizou o movimento Novembro Azul e, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, promove uma campanha nacional a favor da saúde masculina. 
O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não menaloma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, neste ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos. 
O objetivo da campanha é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.
Tecnologia do Blogger.