Coluna-Ponto-de-Vista-1

Secretaria de Educação abre novas matrículas. O primeiro critério é zoneamento

A Secretaria Municipal de Educação (SEME) de São Gabriel abriu nesta segunda-feira (03) o período de matrículas para alunos da Rede Pública de Ensino do Município. De acordo com a secretária de Educação, professor Nilvanês Jobim, a inscrição de novos estudantes será feita entre os dias 3 e 14 de novembro em horário de funcionamento das escolas. A secretária destaca a importância da apresentação de certidão de nascimento, comprovante de residência no nome do responsável (em caso de moradia alugada, é importante a apresentação do contrato ou declaração de residência registrada em cartório). “A matrícula será feita por zoneamento e ordem de chegada”, explica a secretária.
Um ponto a ser destacado. Escolas como Ginásio São Gabriel e Vó Edy registraram filas no começo da manhã. Segundo a SEME, algumas pessoas optaram por “amanhecer” em frente às instituições com o intuito de obter uma vagas no educandário escolhido. “No entanto, isso não vai adiantar se o aluno não residir na região onde está localizada a escola. O primeiro critério para a distribuição de vagas é o zoneamento. Por tanto, a pessoa pode ser a última da fila, ma se residir próximo à instituição, ela terá a vaga garantida”, explica a secretária.
A efetivação das matrículas novas acontecerá entre 1º e 12 de dezembro. O ano letivo encerra no dia 19 de dezembro (no total, 200 dias de aulas) e, após, inicia o período de avaliações finais.

MATRÍCULAS – IDADES
Berçário I – 4 meses a 1 ano e 6 meses;
Berçário II – 1 ano e 6 meses até 3 anos;
Maternal – 3 anos;
Pré-Escola – nível A: 4 anos completos até 31/03/2015 – nascidos em 2011; nível B: 5 anos completos até 31/03/2010;
1º ano – 6 anos completos até 31/03/2015 – nascidos em 2009;
Tecnologia do Blogger.