“Colônia de Férias” beneficia 160 alunos

Um programa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, está beneficiando 160 famílias em São Gabriel. Trata-se da Colônia de Férias, iniciado na manhã desta segunda-feira (05), em duas instituições de ensino infantil, no Bairro Independência e Vila Maria. São dois grupos, divididos em turmas de 80 crianças nas EMEIs Alcidas Chagas e Vó Severina.
Idealizado com o objetivo de atender uma demanda de pessoas que trabalham entre os meses de janeiro e fevereiro e que possuem alunos matriculados nas Escolas de Educação Infantil, o Programa Colônia de Férias atende crianças de seis meses a 4 anos com atividades que vão da recreação a ações pedagógicas e lúdicas. Além disso, todos os inscritos recebem alimentação no começo da manhã, ao meio dia e no final da tarde. No total, as crianças permanecerão na Colônia cerca de 9 horas diárias até o dia 13 de fevereiro, quando encerra o recesso na Educação Infantil.
“Elas são trazidas às 8 horas e liberadas entre 17h e 18h, todos os dias, de segunda a sexta”, explicou a coordenadora pedagógica, Naisy Machado.

A Prefeitura Municipal está disponibilizando transporte para as crianças inscritas no programa. No período da manhã, os veículos passam nas escolas de origem (onde o aluno é matriculado) em horários pré-definidos (entre 7h30min e 7h50min). No final da tarde, os alunos são trazidos para o ponto de saída. A saída das escolas acontecerá entre 17h15 e 17h45. Para que não ocorram problemas de desencontro, a SEME orienta os pais a estarem no local de encontro às 17h15min.
O programa beneficia 160 das 680 crianças matriculadas em 2014 na Rede Municipal. O número de inscritos teve um acréscimo de 110 alunos se comparado com 2013. A tendência é de que aumente ainda mais nos próximos anos, uma vez que, para 2015, o Setor de Educação Infantil trabalha com uma perspectiva de chegar a 800 alunos somente em Escolas de Educação Infantil.