Gabrielense assume Presidência do Banrisul

E mais um gabrielense passa a assumir uma função de destaque no Governo Sartori. Após a Secretaria da Segurança, é a vez do Banrisul ter um gabrielense à frente da Presidência. 
O governador José Ivo Sartori anunciou na manhã de hoje os nomes que ocuparão a diretoria do Banrisul durante sua gestão. A equipe será formada por sete funcionários do próprio quadro da instituição, um do Banco Central e um oriundo da Secretaria da Fazenda do Estado. Conforme já havia antecipado em manifestações anteriores, Sartori confirmou o caráter técnico das escolhas para o banco como forma de valorizar e fortalecer o papel do Banrisul junto à população gaúcha e ao próprio mercado financeiro. 
O presidente será o economista gabrielense Luiz Gonzaga Veras Mota, funcionário do banco desde 1979, pós-graduado em Administração e Finanças pela UFRGS. O vice-presidente será o economista Irany Sant’anna Junior, funcionário de carreira do Banco Central. As diretorias serão ocupadas pelo economista Ricardo Richiniti Hingel (funcionário do Banrisul desde 1977), o economista Júlio Francisco Gregory Brunet (oriundo da Secretaria da Fazenda do Estado), o analista de sistemas Jorge Fernando Krug Santos (funcionário do Banrisul desde 1981), o contador Leodir Antônio Araldi (funcionário do Banrisul desde 1981), o economista Oberdan Celestino de Almeida (funcionário do Banrisul desde 1979), a advogada Suzana Cogo (funcionária do Banrisul desde 1989) e o economista Jorge Luiz Oliveira Loureiro (funcionário do Banrisul desde 1976).
Os nomes serão encaminhados à Assembleia Legislativa nos próximos dias e, posteriormente, ao Banco Central.

Confira, abaixo, mais detalhes sobre a trajetória dos indicados:

Luiz Gonzaga Veras Mota - Presidente

Graduado em Ciências Econômicas pela Fundação Educacional de São Gabriel e em Formação de Professores pela Instituição Educacional São Judas Tadeu. Pós-graduado em Administração e Finanças pela UFRGS. Possui especialização em Ciências contábeis pela PUCRS, especialização em Administração bancária pela Associação dos Bancos Comerciais Estaduais (Asbace) e especialização em Marketing pela ADVB. Foi diretor na Companhia União de Seguros Gerais, de abril de 1998 a janeiro de 1999.
Admitido no Banrisul em 1979, atuou como assessor técnico (Economista), gerente de Operações com o Mercado Aberto, gerente de Mercado Aberto, chefe de Departamento de Crédito Imobiliário (1994 a 1995), chefe do Departamento de Gestão de Riscos (1996 a 1997), chefe do Departamento Financeiro (1997 a 1998), membro efetivo do Comitê de Crédito (1994 a 1998), presidente do Comitê de Captação e Alocação de Recursos (1997 a 1998), chefe do Departamento de Organização e Métodos (janeiro a setembro de 1999), superintendente regional (1999 a 2003), superintendente executivo da Unidade Comercial de Varejo (2003 a 2006), membro efetivo do Comitê de Crédito do Banrisul (2003 a 2006), coordenador do Comitê de Tecnologia e Negócios (2003 a 2006), membro do Comitê de Captação e Alocação de Recursos (2003 a 2006), diretor de Administração de Recursos de Terceiros (2006 a 2010), diretor financeiro (2010 a abril de 2011). Atual superintendente executivo da Unidade Financeira e coordenador do Comitê de Gestão Econômica e membro do Comitê de Riscos Corporativos, do Comitê de Gestão Comercial, dentre outros.

Irany Sant'anna Júnior - Vice-presidente
Economista formado pela UFRGS em 1981. Trabalhou em consultoria na área econômica até 1994 e, desde então, é funcionário de carreira do Banco Central do Brasil. Atuou na área de supervisão bancária como coordenador e gerente técnico no Departamento de Supervisão Bancária para a Região Sul. Desde 2013 atua como chefe adjunto do Departamento de Supervisão Bancária Nacional do Banco Central do Brasil, sediado em São Paulo.

DIRETORES

Ricardo Richiniti Hingel
Economista formado pela UFRGS, foi diretor na Secretaria Geral do Governo do Estado (1995 a 1996), diretor na Secretaria de Desenvolvimento do Estado (1997 a 1998), assessor parlamentar (1999 a 2002). Consultor de empresas especializado na área de Mercado de Capitais. Atuou como diretor regional do Banco BTG Pactual S.A., de 2010 a 2011. Admitido em 1977, execeu o cargo de assessor técnico na Assessoria de Planejamento e Diretor Financeiro do Banrisul, de 2003 a 2010. Atual Assessor Consultivo da Diretoria do Banrisul.

Júlio Francisco Gregory Brunet
Economista formado pela UFRGS e mestre em Economia pela PUCRS. Trabalhou na Fundação de Economia e Estatística, na Corsan, na Secretaria de Assuntos Internacionais, na Secretaria da Fazenda e na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado. Funcionário concursado para os cargos de Técnico em Planejamento da Secretaria de Coordenação e Planejamento e de Agente Fiscal do Tesouro Estadual.

Jorge Fernando Krug Santos
Graduado em Análise de Sistemas pela PUCRS, pós-graduado em Engenharia de Software da UFRGS. Participa de uma série de associações e comissões de TI, nacionais e internacionais, atuando como Líder do ”Financial Payments Council” da Smart Card Alliance Latin America (SCALA), diretor de Segurança da Sucesu-RS, membro do Comitê de Segurança e Fraudes da Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços (ABECS). Na Federação Brasileira de Bancos (Febraban) integra o Comitê de Segurança de TI. É membro do Comitê de Automação Bancaria e Tecnologia (CNAB) e do Grupo de Organização da Conferência Internacional de Automação Bancária (CIAB). Foi o primeiro membro da América Latina eleito a ter assento no Conselho Mundial - Board of Advisors do PCI Council (Payment Card Industry), que estabelece as normas mundiais de segurança para os meios de pagamentos e cartões.
Admitido no Banrisul em 1981. Foi gerente da área de Automação Bancaria e atuou no desenvolvimento do projeto de integração dos Bancos Estaduais nos anos 90. É superintendente executivo de Segurança de TI desde 2007.

Leodir Antônio Araldi
Formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pós-graduado em Gestão Bancária pelo IBGEN.
Admitido no Banrisul em abril de 1981, onde exerceu o cargo de gerente-geral na Rede de Agências (1981 a 1999) e superintendente regional desde 1999. Atualmente é superintendente regional em Santa Cruz do Sul.

Oberdan Celestino de Almeida
Formado em Economia pela Universidade de Ijuí (Unijui), possui MBA em Gestão Bancária pela UFRGS. Admitido no Banrisul em janeiro de 1979, onde exerceu o cargo de gerente-geral na Rede de Agências (1988 a 1998), e superintendente regional (2003 a 2011). Atualmente exerce o cargo de gerente-geral na agência Passo Fundo.

Suzana Flores Cogo
Advogada formada pela UPF, possui MBA em Direito da Empresa e da Economia pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Governança Corporativa pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). É membro associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, no qual integra a Comissão de Governança em Instituições Financeiras. Admitida no Banrisul em abril de 1989, exerceu o cargo de gerente executiva no Núcleo de Contratos na Assessoria Jurídica, entre abril de 2003 e março de 2010. Foi superintendente executiva na Secretaria de Governança Corporativa, entre abril de 2010 e junho de 2011, e de superintendente jurídica entre junho de 2010 e abril de 2011. Atualmente exerce a função de assessora jurídica.

Jorge Luiz Oliveira Loureiro
Formado em Economia pela PUCRS, é especialista em Engenharia Econômica e Administração Bancária pela ASBACE. Admitido no Banrisul em 1976, assessor técnico desde 1982, exerceu o cargo de gerente e superintendente na Assessoria de Planejamento e Controle (ASPLAN), superintendente na Unidade de Recursos Humanos e na Unidade Financeira. Foi também diretor financeiro e administrativo da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banrisul (Cabergs) e diretor financeiro na Fundação Banrisul de Seguridade Social (1999 a 2011).