Coluna-Ponto-de-Vista-1

Governo Municipal prioriza segurança no carnaval de rua de São Gabriel

O Carnaval de Rua 2015 poderá ter reforço de efetivo da Brigada Militar de Santana do Livramento. A proposição foi encaminhada pelo prefeito Roque Montagner, na manhã desta quinta-feira (22), em reunião com os sargentos Jorge Hamilton e César Augusto Hartmann, ambos da BM, e o presidente da Liga Carnavalesca Municipal, Edemilson Waltmann. O encontro, realizado no Gabinete do Prefeito, também contou com a participação dos secretários de Turismo, Maria Luiza Bragança Ferreira e de Administração, Caio Aloy. “A segurança no Carnaval é prioridade”, disse o prefeito.
A ideia é contar com um número expressivo de policiais em via pública. Mas para isso, tem que haver um entendimento com o Comando Regional, com sede em Santana do Livramento. Um argumento o prefeito já tem: o Carnaval santanense acontece fora de época, nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março. Como as datas dos eventos – daqui e de lá – não coincidem, Montagner vê boas perspectivas de receber reforço policial para a festa de momo.
A Escola da Rainha do Carnaval de Rua, que será o primeiro evento deste ano, terá policiamento da Patrulha Rural no acesso ao Ginásio Plácido de Castro. O concurso acontecerá no dia 31 de janeiro.
Outras medidas já haviam sido anunciadas visando a segurança dos foliões e do público que assiste os desfiles. Um Decreto Municipal disciplina a venda de bebidas em garrafas de vidro durante o Carnaval de Rua 2015. O documento proíbe os comerciantes e ambulantes do centro de São Gabriel de entregarem qualquer tipo de garrafa de vidro ao consumidor final durante o período de festa. A proibição vale para os dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro. Segundo o Decreto, quem desobedecer as determinações estará sujeito a multa entre 20 VRM´s e 500 VRM´s (Valor de Referência Municipal), conforme o porte do estabelecimento ou a quantia de garrafas vendidas de forma irregular.
O tema voltará a ser discutido no dia 29, novamente no Gabinete, com a participação da coordenação da Secretaria Municipal da Saúde, Conselho Tutelar e Ministério Público.
O Carnaval de Rua de São Gabriel acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro. De acordo com a secretária de Turismo, 10 blocos carnavalescos e três escolas de samba participam do evento. “Serão quatro noites de festa e a nossa maior preocupação é com a segurança da população. Estamos priorizando forças para garantir tranquilidade e comodidade para o público que estará na Praça Dr. Fernando Abbott”, finalizou Maria Luiza.
Tecnologia do Blogger.