Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeitura inaugura Unidade de Saúde no Presídio Estadual

Em uma tarde de muito calor, os apenados de São Gabriel foram contemplados com a implantação de uma Unidade de Saúde (US) no interior do Presídio Estadual, através do Governo Municipal, com a parceria de recursos Estaduais e Federais e apoio da SUSEPE, inseridos na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp).
A inauguração dos serviços aconteceu na terça-feira (13), com a presença da Diretora do Departamento Penal da SUSEPE - Sandra Eunice Fonseca; Delegado da 6ª Região Penitenciária de Santana do Livramento - Nelson Rahmaier; Administrador do Presídio - José Rodrigo da Costa Rodrigues; secretários municipais; vereadores; representantes do Poder Judiciário; Promotoria Pública; de entidades de classe; filantrópicas; clubes de serviço, lideranças comunitárias, entre outras.
Na ocasião, o delegado Nelson Rahmaier destacou que mesmo estando em férias fez questão de estar presente. “Hoje é um dia muito especial para os apenados do sistema prisional de São Gabriel, pois temos 12 presídios dentro da 6ª Delegacia, e este município é o primeiro a inaugurar o serviço na região. Parabenizamos a atitude e o bom senso do prefeito Roque Montagner, Secretário Municipal de Saúde - Daniel Ferrony e sua equipe, bem como, louvamos a atitude do administrador José Rodrigo e equipe de agentes penitenciários, pois a partir de agora os apenados terão um tratamento mais adequado e digno, sendo esta também uma das metas da SUSEPE”, disse o delegado.
Já o secretário Daniel salientou que a decisão de se instalar a referida Unidade foi tomada pela força de vontade do Governo Municipal através do prefeito Roque e de muito diálogo e trabalho da equipe da secretaria de saúde do Município. A faixa - “Aqui Também Tem Saúde” - que colocamos em frente a esta casa prisional resume tudo, pois todas as pessoas tem que ser lembradas e atendidas na questão saúde em São Gabriel e é isso que esta Administração vem fazendo”, afirmou Ferrony.
Em sua manifestação, Roque Montagner ressaltou: “Nossa Gestão tem um modelo inovador e está transformando a saúde preventiva no Município, exemplo disso, são os “Mais Médicos”; a implantação das Equipes do ESF; reforma e readequação de diversas UBS, entre outras”, afirmou.
Em relação ao serviço implantado, o Chefe do Executivo disse que os apenados apenas estão privados da liberdade, mas com a dignidade de seres humanos terão toda a assistência em saúde, seja, médica, odontológica, ambulatorial, exames, etc”, disse o prefeito.
Roque relembrou ainda que durante os 18 anos como Provedor da Santa Casa, presenciou com frequência a chegada dos detentos para atendimento no PA 24 Horas. Segundo ele: “Com um lado humano muito sensível, estes fatos me chocavam muito, era um constrangimento para quem já estava ali por algum tempo esperando ser atendido em ver o presidiário ter prioridade no atendimento, por se tratar de caso excepcional. A partir deste momento isso não irá mais acontecer”, concluiu o prefeito.
Tecnologia do Blogger.