Programa Estratégia Saúde da Família começa atender 100% da população a partir de Segunda-feira

Embora duas equipes já funcionem na zona sul da cidade desde o começo do 2º semestre de 2014, oficialmente, o Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) será implantado, para todo o Município, neste sábado (31), em solenidade na quadra de esportes da Escola Ginásio São Gabriel. O evento foi anunciado no começo desta semana pelo prefeito Roque Montagner e deverá apresentar para a comunidade 121 profissionais que atuarão – de segunda a sexta – em 100% dos bairros de São Gabriel e interior do Município. No total, somando as equipes em atividade, o ESF terá 135 pessoas envolvidas diretamente num sistema de saúde da família. Se levarmos em consideração que 16 médicos do “Mais Médicos” também integram o ESF, serão mais de 150 envolvidos na aplicação efetiva do Programa.
Desde segunda-feira (26), 95 Agentes Comunitários de Saúde – distribuídos pelas Unidades Básicas de Saúde - realizam o cadastramento de famílias em 100% da área urbana do Município. O Programa vai atender, também, a área rural com o deslocamento de uma equipe itinerante.
Com a implantação de 14 novas equipes, São Gabriel passará a ter 16 ESF´s em atividade. As novas equipes terão 12 técnicos em enfermagem, 15 enfermeiros padrão, um odontólogo e 93 Agentes Comunitários de Saúde.