Coluna-Ponto-de-Vista-1

“O Governo Municipal está dando total apoio ao resgate da história e coragem do herói Sepé Tiaraju”, afirma o prefeito Roque Montagner

“A partir de hoje, a população gabrielense tem a oportunidade de conheceu um pequeno acervo que representa um pouco da história dos povos indígenas. A história do Brasil é muito rica, por isso devemos valorizar este resgate que outras gerações tentaram ofuscar. Temos dois grandes heróis nacionais: o índio Sepé Tiaraju e o Tiradentes” afirmou o prefeito municipal - Roque Montagner na a abertura oficial da Semana de Celebração dos 259 anos da morte de Sepé Tiaraju com a Exposição sobre a vida deste herói. O evento que contou com o apoio total do Governo Municipal através da Secretaria de Turismo, Desporto, Cultura e Lazer aconteceu na noite de segunda-feira (02) no Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim.
De acordo com o prefeito: “É uma história de muita garra e honra para todos nós, pois o herói Sepé Tiaraju que já está imortalizado pela frase “Esta Terra Tem Dono” tombou aqui em São Gabriel na Sanga da Bica. Deixamos o reconhecimento público da Administração Municipal a todos que estão envolvidos na organização desta semana de atividades”, salientou o prefeito.
O Chefe do Executivo relembrou de acordo com os historiadores que um dos maiores genocídios foi a sangrenta Batalha do Caiboaté (Guerra Guaranítica) na qual cerca de 1.500 índios foram dizimados pelos Exércitos Português e Espanhol, incluindo o grande líder Sepé Tiaraju. Talvez o maior erro tenha sido de que quando Portugal descobriu o Brasil enviou os Jesuítas para catequizar os índios, mas sem ensinar o povo indígena a fabricar armamento, somente arcos e flechas. Diante disso, os índios se sentiram indefesos frente a desigualdade na luta e acabaram dizimados; na época as reduções jesuíticas tinham uma civilização muito adiantada pois já dominavam a fundição do Bronze para a fabricação de sinos, se ao invés de sinos eles tivessem aprendido a fabricar canhões com certeza o desfecho teria sido outro”, finalizou o prefeito Roque.
Em suas manifestações: José Fernando dos Santos - em nome do Museu, o cacique Natalino representando os povos indígenas e a secretária Maria Luíza (Malú Bragança) foram unânimes em destacar o apoio e o reconhecimento do Governo Municipal nesta semana de celebração dos 259 anos da morte de Sepé Tiaraju.
“Devemos refletir os 365 dias do ano sobre a saga dos indígenas de Norte a Sul do País e é necessário que se façam mais outros Sepés. Diante da Guerra Guaranítica, fica a pergunta: Quem eram os verdadeiros selvagens?”, disse Fernando. “Agradecemos todo o apoio da Prefeitura. Me honro muito da minhas descendências representando as origens indígenas, entre elas, Caingangues, Guarani e Charrua, e nesta semana valorizar e lembrar do grande líder Sepé Tiaraju”, afirmou o Cacique Natalino. Já a secretária Malú Bragança ressaltou: “Estamos vivendo um momento histórico de reflexão, garra, luta e superação. Que isso sirva como mobilização para o ano que vem comemorarmos os 270 anos da morte, onde temos o dever de ensinar cada vez mais os nossos jovens sobre a história do povo indígena e sua colaboração para o Brasil”, disse Malú.
As atividades prosseguem na quinta, sexta e sábado, dias 05, 06 e 07 com intensa programação, entre elas: Recepção aos índios e a equipe da Bicicletada; Almoço de confraternização organizado pelos indígenas; Reunião interna dos índios; Apresentação Teatral da equipe da Bicicletada; Bicicletada nas principais ruas da cidade; Jogo de Futebol no Estádio Municipal agregando Governo Municipal, CIMI e equipe da Bicicletada; Palestra com José Roberto Oliveira e lideranças Guaranis; Celebração de ritual indígena; Missa da Terra Sem Males; Inauguração da trilha ecológica “Pelos Caminhos de Sepé” – Chácara Juca Tigre; Apresentação de corais indígenas e outras atrações culturais e também a Inauguração da estátua de concreto armado de Sepé Tiarajú na Chácara Juca Tigre.
Participaram ainda da solenidade: a 1ª Dama - Maria Izabel Montagner, o vice-prefeito - Evandro Guedes, os secretários municipais: Maria Luiza Bicca Bragança Ferreira (Turismo, Desporto, Cultura e Lazer), Tani Vieira (Gestão e Relações Comunitárias), Cléber Giovane (Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos), Ivel Charão (Compras), Paulo Raeder (Planejamento e Projetos), Nilvanês Jobim (Educação), Procurador Jurídico - Dr. Guilherme Abib, Engenheira Andréa Dezórzi - Coordenadora e representante da Secretaria de Obras, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente, Capitão Guerra - Comandante da 13ª Cia Com Mec, 1º Ten. Hemann - representando o Comando do 4º Esqd da BM, Sidinei Nunes - representando a Associação Pró-Cultura, Berenice Rodrigues - Coordenadora da ORAPER/SG, Homero Costa - Presidente da UNEAFRO, Cleuza Corrêa - representando o CONESG, vereadora Dórian Bicca Bragança e o Chefe Técnico do Museu Nossa Senhora Rosário Bom Fim - Glécio Rodrigues, entre outros.
Tecnologia do Blogger.