Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeito Roque parabeniza Grupo Teatral que encenou morte de Sepé Tiaraju e continua participando das atividades comemorativas

Após ter prestigiado na segunda-feira (02), no Museu Nossa Senhora Rosário Bom Fim, da abertura oficial da Semana de Celebração dos 259 anos da morte de Sepé Tiaraju, o prefeito municipal - Roque Montagner tem participado ativamente das demais atividades inseridas dentro de uma intensa programação comemorativa que se encerra neste sábado, dia 7.
No final da tarde de quinta, dia 05, o Chefe do Executivo juntamente com a Secretaria de Turismo, Desporto, Cultura e Lazer - Maria Luiza Bicca Bragança Ferreira (Malú Bragança) e equipe da SETUR acompanharam a apresentação Teatral por um grupo de integrantes da Equipe da Bicicletada. O evento previsto para o Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim, por solicitação dos mesmos, foi realizada na Praça Dr. Fernando Abbott, onde encenaram a trajetória do líder Sepé Tiaraju, que juntamente com as milícias indígenas lutou contra as tropas do Exército Português e Espanhol, na denominada Guerra Guaranítica.
Em sua manifestação, o prefeito ressaltou mais uma vez, o compromisso do Governo Municipal de apoiar a cultura e o resgate aos valores históricos, de dois grandes heróis nacional, Sepé Tiaraju e Tiradentes. Nesta semana, neste caso e de forma muito especial, o índio Sepé, que por ironia do destino e para marcar sua célebre frase “Esta Terra Tem Dono” acabou por tombar na Sanga da Bicca, em São Gabriel. Também deixou uma indagação para ser refletida: “Quem eram os bárbaros? Os que mataram ou os que morreram?”, finalizou o prefeito.
Representando o Grupo Teatral, Eriel Mendes agradeceu a parceria da Administração Municipal, através do prefeito Roque e da secretária Malú Bragança e equipe, destacando que todos os integrantes do referido Grupo durante esta semana de comemorações da celebração da morte de Sepé, percorrem toda a trajetória que foi feita pelo líder Guarani até ser dizimado.
Por sua vez, Malú Bragança reafirmou que esta semana serve para que reflitamos sobre a história deste grande herói. Ao mesmo tempo, ressaltou que com certeza, da mesma forma e até mais intensa, o Governo Municipal dará todo o suporte necessário para todas as atividades alusivas a celebração dos 260 anos de morte de Sepé que aconteceram em fevereiro de 2016.
Já durante a sexta-feira, foram realizadas: Reunião interna dos índios no Parque Tradicionalista Rincão das Carretas; Bicicletada nas principais ruas da cidade, com paradas nas Praças Dr. Fernando Abbott, Camilo Mércio encerrando na Tunuca Silveira; Jogo de Futebol no Estádio Municipal sendo que esta atividade agregará Governo Municipal, CIMI e equipe da Bicicletada e também Palestra com José Roberto Oliveira junto com lideranças guaranis.
Neste sábado, dia 07, a partir das 6 horas haverá o deslocamento dos índios até a coxilha e Celebração de ritual indígena. Às 9h 30min - Missa da Terra Sem Males - Chácara Juca Tigre; Inauguração da trilha ecológica “Pelos Caminhos de Sepé” - Chácara Juca Tigre; Apresentação de corais indígenas e outras atrações culturais, sendo que o encerramento culminará com a inauguração da estátua de concreto aramado de Sepé Tiaraju, também na Chácara Juca Tigre.
Tecnologia do Blogger.