Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeitura empossa 135 profissionais que irão atuar em 16 equipes de Programa Estratégia Saúde da Família no município

O Governo Municipal oficializou na tarde de sábado (31), em solenidade realizada na Escola Municipal Ginásio São Gabriel, a implantação de 16 equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Foram empossados 135 profissionais que atuarão em todos os bairros de São Gabriel com base nas Unidades Básicas de Saúde. De todos os postos, somente o Bairro Bom Fim e a Vila Santa Clara terão apenas uma equipe. Nas demais Unidades serão instaladas duas equipes.
A Unidade da Vila Santa Clara, assim como a do Bairro Esplanada, servirá de base para atendimento à população quilombola e moradores do interior. Durante o evento, o prefeito Roque Montagner entregou a chave de Chevrolet Spin 1.8, zero quilômetro, para o coordenador do setor de transportes da Secretaria Municipal de Saúde. O veículo servirá de unidade móvel para atendimento do ESF na zona rural.
O secretário de Saúde, Daniel Ferrony, disse que o ESF é uma conquista que tem que ser compartilhada com toda a equipe da Secretaria Municipal. Segundo ele, a implantação do programa é resultado de um trabalho feito com boa vontade, pois o Estratégia só ainda não estava em funcionamento – há muitos anos – porque nunca houve interesse dos gestores em fazer funcionar.
Ferrony disse que a proposta do Governo Municipal é ampliar, ainda mais, o número de médicos. “No futuro, eu quero ter um problema que qualquer secretário de Saúde iria querer ter. Eu quero que falte consultório para os médicos e não faltem profissionais para atender bem a nossa população”, comentou.
O prefeito Roque Montagner destacou o trabalho humanitário que é desenvolvido pelos médicos estrangeiros e a conquista de um projeto voltado a acabar com o sofrimento dos gabrielenses que adoeciam ainda mais nas filas a espera de atendimento. “Hoje, estamos dando um passo importante. Estamos disponibilizando para a nossa população atendimento de qualidade e permitindo que Agentes Comunitários de Saúde possam monitorar a saúde das nossas comunidades”, argumentou.
Depois empossados, os Agentes Comunitários de Saúde conheceram as Unidades onde irão atuar. O evento foi acompanhado pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cleci Baldissera; Presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas, Ari Passo da Luz; representante da Caixa Econômica Federal, Gilberto Trindade; a vereadora Sandra Xarão; presidentes de Associações de Moradores e secretários municipais.
Tecnologia do Blogger.