Coluna-Ponto-de-Vista-1

São Gabriel sedia reunião de prefeitos e representantes da região e decide pela criação de Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento

Os prefeitos: Luis Eduardo Colombo dos Santos - Dudu (Bagé), Glauber Gulart (Livramento), Ricardo Gadrét (Quaraí) e o secretário de Educação - Armênio Chimendes (Quaraí), Luiz Eduardo Félix Carpe (Dom Pedrito), Dilmar Néki e Paulo Silveira (Rosário) e Fernando Alves (Uruguaiana) - foram recebidos pelo prefeito municipal - Roque Montagner, anfitrião da reunião - proposta pelo prefeito de Bagé - Dudu Colombo, na tarde da segunda-feira, dia 9, em seu gabinete na Prefeitura de São Gabriel. 
Segundo Dudu Colombo, esteve em discussão, o tema principal do encontro foi a criação de um consórcio intermunicipal de desenvolvimento. Ele fez uma retrospectiva do que já existe de organização nos Municípios que estão localizados na chamada Faixa de Fronteira, inclusive apresentou o que é e como funciona a Frente Nacional dos Prefeitos, importante movimentação à nível nacional e que será o órgão pelo qual os consórcios de municípios se articularão. O SEBRAE através do Projeto Líder, dará aporte técnico aos municípios integrantes do consórcio.
Na sequência, os prefeitos e os representantes dos Chefes de Executivo da região trocaram inúmeras sugestões, sendo acordado de que o objeto principal do consórcio será o desenvolvimento. O prefeito Glauber destacou que seria importante que o consórcio deveria abordar temas comuns de todos os Municípios e que não tivesse o caráter de troca de serviços, mas sim, de organização dos temas de desenvolvimento e agrupamento de forças para captação de recursos, citando o exemplo de um tema comum, como a questão das estradas vicinais, pela característica da região e cultura produtiva. Já o prefeito de Quaraí também salientou a importância de se trabalhar o Tributo Diferenciado, sob a lógica de que a região dá muito mais do que recebe, propondo inclusive, que esta questão esteja inclusa dentro da formalização do consórcio, como tema comum e permanente com os devidos estudos e trabalhos de praticidades. Também, na oportunidade, o prefeito Dudu ressaltou que no planejamento do consórcio, também participariam as cidades de Santa Margarida do Sul, Lavras do Sul, Caçapava do Sul e Vila Nova do Sul mediante convite do prefeito Roque.
Ao final da reunião, o prefeito Roque colocou em apreciação a Criação do Consórcio Intermunicipal denominado “Pampa Gaúcho” - formado por 11 municípios, sendo aprovado por todos e também definida que a próxima reunião acontecerá no dia 6 de março, no Centro de Eventos, localizado junto a Praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul. Conforme ele, uma das propostas de São Gabriel seria a Federalização e Asfaltamento da RS 630, entre outras demandas do Consórcio que também serão reivindicadas em Brasília.
O Chefe do Executivo de São Gabriel agradeceu a presença de todos, destacando a relevância do encontro, pois se trata do início de um novo tempo de fortalecimento para a região que totaliza aproximadamente 600 mil habitantes. “Precisamos de união e representatividade para lutarmos juntos a Esfera Federal, aumentando nossas relações de amizade visando o interesse comum das comunidades de cada Município. Os mandatos são transitórios, mas as Instituições e Poderes Públicos são perenes”, finalizou.
Também participaram da reunião: o Chefe de Gabinete - Luis Pires, Procurador Jurídico - Dr. Guilherme e os Secretários Municipais - Tani Vieira (de Gestão e Relações Comunitárias), Dionísio Bérgamo (de Fazenda) e Daniel Ferrony (de Saúde).
Tecnologia do Blogger.