Coluna-Ponto-de-Vista-1

Secretaria da Saúde realiza no sábado, 28, o dia “D” da vacinação contra o HPV

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, estará realizando no sábado, dia 28, o Dia “D” da vacinação contra o HPV - vírus causador do câncer de útero.
De acordo com a Enfermeira Maria da Graça Barros - do Programa de Imunização, a vacina estará disponível nas seguintes salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município, nos horários das 8 às 17 horas:Centro de Saúde (em frente a Santa Casa), PAM, CAIC, Zona Oeste, Bom Fim, Nosso Sonho, Independência, Santa Clara e Esplanada.
Maria da Graça destaca que a iniciativa tem como público alvo meninas com idades entre 9 e 11 anos.
Segundo ela, durante a aplicação da vacina, às garotas também receberão informações e orientações sobre a importância da imunização, salientando que a referida vacina é utilizada na prevenção do câncer do colo do útero, mas não substitui o exame preventivo.
“O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto”, explica Maria da Graça.
A vacina foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação em março do ano passado, quando a faixa etária compreendia as meninas que estavam entre 11 e 13 anos. No entanto, neste ano, as doses passaram a ser disponibilizadas para as que têm entre 9 e 11 anos. Já em 2016 vão começar a serem imunizadas as que completam 9 anos.
Tecnologia do Blogger.