Coluna-Ponto-de-Vista-1

URCAMP: Administração e Ciências Contábeis formam 28 profissionais


A Universidade da Região da Campanha começa as atividades de 2015, fechando mais um ciclo de formação. No dia 28 de fevereiro, os Cursos de Ciências Contábeis e Administração formaram cerca de 30 profissionais nas duas áreas. 
“É com muita honra e com a certeza de um trabalho realizado com profissionalismo e dedicação que apresentamos a sociedade esses 28 profissionais formados. Sendo 10 novos administradores e 18 bacharéis em Ciências Contábeis”, disse o Pró-Reitor do Campus São Gabriel, Hélio Lemos Menna, que também parabenizou os formandos, a equipe de professores e quadro técnico dos cursos. 
A colação de grau aconteceu no Campus III da URCAMP. De acordo com o coordenador do Curso de Administração, Professor José Larri de Freitas Pinto, os estudantes deixam a Universidade, prontos para o empreendedorismo: “O curso de Administração tem como foco principal o empreendedorismo, mas além de ser um empreendedor o formando pode investir em concursos públicos. Nossos formandos certamente saem preparados para suprir a demanda de São Gabriel e da região. Eles podem atuar na área de produção de materiais e gestão de pessoas”, destacou o coordenador, lembrando que em 2014, o Curso de Administração da URCAMP recebeu nota máxima do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes-ENADE e teve avaliação positiva com três estrelas no Guia do Estudante. Larri destacou também, a projeção do empreendedorismo formado pela URCAMP na comunidade gabrielense. “Temos vários exemplos de alunos que se formaram aqui e hoje são empresários tanto em São Gabriel quanto em cidades vizinhas”, finalizou.

Profissões empreendedoras
“O contador e o administrador são profissionais que trabalham praticamente juntos. O trabalho dos dois é essencial para o bom desempenho da empresa”, disse o Coordenador de Ciências Contábeis, Professor Cosma José Thomas, destacando que 4, dos 18 formandos de Ciências Contábeis de 2015, foram aprovados no Exame de Suficiência, instituído pelo Conselho Nacional de Contabilidade.
“Temos uma estrutura exemplar para a formação de nossos alunos. Contamos com um estágio no qual os alunos tem a oportunidade de desenvolver toda a movimentação da folha de pagamento, a parte fiscal e apuração de impostos. O aluno sai daqui com uma noção gerencial clara, principalmente dos tributos. Ele sai apto para identificar a melhor forma para a empresa recolher os tributos, ou seja, a melhor opção para a saúde financeira da empresa”, ressaltou. 
O Curso de Ciências Contábeis também teve avaliação positiva do Guia do Estudante, obtendo três estrelas na avaliação de 2014.
O estágio de Ciências Contábeis é realizado no laboratório de informática da universidade. O aprendizado conta com um programa atualizado, no qual são integradas todas as informações como dados fiscais e folha de pagamento. “Muitos jovens deixam de procurar o curso, por atribuírem à Matemática suas dificuldades, o que eles não sabem é que o aluno não precisa se preocupar em somar nada. O que ele precisa saber mesmo, é interpretar os números no sistema. No sistema eles também fazem os gráficos de desempenho da empresa. É preciso que esse público deixe de lado esse pensamento e venha desmistificar essa barreira imaginária”, destaca o professor Thomas.

Mercado de trabalho
Só no site do Conselho Regional de Contabilidade são oferecidas por ano, mais de 30 vagas para profissionais de Contabilidade. O curso também é pré-requisito para o ingresso na carreira do serviço público. “O profissional contábil formado, pode prestar concurso para as Receitas Federal e Estadual, INSS e tantos outros. Temos uma aluna formada aqui, que hoje é contadora da Universidade Federal de São Carlos em São Paulo e tantos outros alunos que estão inseridos no mercado de trabalho com muito sucesso”, finalizou o coordenador.

Fique por dentro
O curso de Administração da URCAMP, criado em 1990, completa 25 anos neste mês. A data será comemorada com uma aula inaugural, que deve ser ministrada pelo professor José Tadeu Ramos, o primeiro coordenador de Administração do Campus de São Gabriel. O Pró Reitor, Hélio Menna faz parte da primeira turma de Administração da instituição.
Para o ano letivo de 2015, o Curso de Administração, que já conta com a Consultoria Júnior, traz para o 8º semestre, a disciplina de Tópicos Avançados e Jogos Empresariais. A novidade vai proporcionar ao aprendiz uma análise mais eficaz das demonstrações contábeis.
Tecnologia do Blogger.