Coluna-Ponto-de-Vista-1

É quarta: São Gabriel disputa com cidade cubana mais uma edição do Dia do Desafio

A quarta-feira (27) será de mobilização municipal para mais uma edição do Dia do Desafio. São Gabriel disputará a competição contra a cidade cubana de Yaguajay, da Província de Sancti Spiritus. A abertura oficial acontecerá às 8h 30min com uma caminhada da Prefeitura Municipal até o espaço cívico, na Praça Dr. Fernando Abbott. Mas, de acordo com os organizadores, Cíntia Sartori e Fabrício Correa (do Sesc-Senac), a disputa começa a 0h 01min de quarta-feira coma 4ª edição da Rústica do Dia do Desafio. Serão 4 km voltados para a valorização do esporte como fator de integração e qualidade de vida. O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Turismo.
O lançamento estadual do Dia do Desafio 2015 ocorreu na manhã de terça-feira (19), em Porto Alegre. O evento foi realizado no Teatro do Sesc Centro e reuniu centenas de autoridades, entidades parceiras e imprensa. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.
“Que esta motivação se reverta em conquista neste ano e que a maior delas seja a alegria. O Dia do Desafio é uma grande mobilização em prol da saúde e do bem-estar das pessoas”, exalta o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. Ele revela que o Rio Grande do Sul é o único Estado a mobilizar 100% de seus municípios pelo segundo ano consecutivo. “O objetivo é promover o incentivo à prática diária do esporte, pois 15 minutos do seu dia pode mudar sua vida”, destaca o dirigente, parafraseando o célebre escritor Moacyr Scliar.

SAIBA MAIS
O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de disputa entre duas cidades de mesmo porte populacional. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.
O Sesc/RS realiza o projeto nas cidades gaúchas em parceria com as Prefeituras e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, desde 1997. No Rio Grande do Sul, o Dia do Desafio foi incluído no calendário oficial do Estado a partir da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini.
Em 2015, o Dia do Desafio acontecerá em sua 21ª edição e, desde 2013 tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país, até o ano de 2016.
O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All) - conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO - e trata-se de uma realização das Prefeituras Municipais. É um movimento comunitário, realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.
Tecnologia do Blogger.