Coluna-Ponto-de-Vista-1

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA PROMOVE PALESTRAS EDUCATIVAS DE COMBATE AO TABAGISMO

O médico pneumologista Nilson Souto Pereira e o cirurgião dentista João Valério Gomes vão palestrar para a população dos bairros da zona oeste atendidas pelas Unidades de Saúde Básicas Esplanada e Brandão Júnior. As palestras – que tratam dos malefícios causados pelo cigarro no organismo humano – serão realizadas na sexta-feira (29). O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde através das Equipes de Estratégia Saúde da Família Brandão Junior e Esplanada e está inserido na programação do Dia Mundial de Combate ao Fumo, comemorado no dia 31 de maio, com o objetivo de conscientizar a população.
Os moradores dos bairros Santo Antônio, São Sebastião, São Luís, Vila Lima, Vargas, Boa Vista, Progresso, Jardim das Hortênsias, Vivenda e Trindade serão recebidos na Unidade Brandão Junior. A palestra será às 10 horas, no salão da UBS. O médico Nilson Souto Pereira falará sobre “Os Malefícios do Cigarro”.
No mesmo dia, a partir das 14 horas, os moradores dos bairros Novo Horizonte, Esplanada, São Bento, Piraí, Vieira, Universitário, Loteamento Santa Casa, Pontes Brancas (Corredor da Balança) e das localidades de Caiboaté Grande, Caiboaté Mirim, Pau Fincado, Santo Antônio, Arvoredo, Caleira, Lagões, Lajeado, Águas Claras, Timbaúva, Rincão do Claro, Corredor da Mutuca, Três Divisas, Santa Bárbara, Cantagalo, Venda Grande, Passo do Rocha, Faxinal, Rincão dos Ambrósio, Cerrito, Pavão, Passo das Carretas, Passo dos Fagundes, Sodré, Assentamento Guajuvira e Corredor das Acácias serão recebidos na Unidade Esplanada. O cirurgião dentista João Valério Gomes ministrará a palestra com o tema “Deixe de Fumar e Melhore sua Vida”.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, hoje, o tabagismo é definido como uma doença crônica caracterizada pela dependência da nicotina, com diversas repercussões danosas ao organismo. 
Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), a fumaça do cigarro contém mais de 4700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono, além de substâncias cancerígenas, corantes e agrotóxicos em altas concentrações. O cigarro pode causar diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual, infertilidade, osteoporose, catarata, além de outros 50 tipos de doenças. Sabe-se que o tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde, como principal causa de morte evitável, sendo bem conhecidos hoje em dia métodos para a cessação do tabagismo.

Benefícios ao parar de fumar:
Após 2 minutos a pressão arterial e a pulsação voltam ao normal; Após 3 semanas a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora; Após 1 ano o risco de morte por infarto agudo do miocárdio se reduz à metade; Após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram; Após 20 anos o risco de contrair câncer de pulmão será igual ao das pessoas que nunca fumaram; Fortalecimento da autoestima; Melhora do hálito e do cheiro; Melhora da coloração dos dentes e a vitalidade da pele.
Tecnologia do Blogger.