Coluna-Ponto-de-Vista-1

URCAMP celebra 10 anos do Grupo Vida Com Mais Saúde

Presidente da Associação de Diabéticos e Hipertensos e Pró Reitor da URCAMP Hélio Lemos Menna
O Grupo Vida com Mais Saúde nasceu da parceria entre a Universidade da Região da Campanha – Campus São Gabriel e a Associação Gabrielense de Diabéticos e Hipertensos. A ideia inicial era proporcionar aos participantes da Associação, a oportunidade de desenvolver gratuitamente, algum tipo de atividade física. O projeto que nasceu há dez anos foi idealizado pelo então professor de Nutrologia e Fisiologia do Curso de Educação Física, Giancarlo Alves Bina. Com o passar do tempo, a iniciativa ganhou força e se solidificou como projeto de extensão, envolvendo acadêmicos, professores e pessoas da comunidade.
Hoje, o Grupo Vida Com Mais Saúde é um divisor de águas entre os sintomas do diabetes e da hipertensão e a qualidade de vida, para cerca de cem pessoas da Associação de Diabéticos e Hipertensos de São Gabriel. “É sabido e notório que a atividade física melhora a qualidade de vida das pessoas, por isso instituímos essa parceria, o que acabou gerando uma relação muito significativa de melhora da vida dessas pessoas. Além disso, o Grupo é uma importante ferramenta de estímulo ao crescimento dos alunos que estão ministrando as aulas”, diz o médico endocrinologista Giancarlo Bina, destacando que ao longo desses dez anos, vários projetos de pesquisa científica, realizados pelos acadêmicos da URCAMP, com base em resultados obtidos nas atividades, foram publicados. “Na verdade houve um retorno positivo para todos. O paciente melhorou a qualidade de vida, o aluno aprendeu e pode aplicar na prática os conhecimentos teóricos, o coordenador teve trabalhos publicados. Funcionou bem pra todos e esse ano celebramos dez anos dessa importante parceria”, ressalta Bina.

BENEFÍCIOS DO GRUPO 
Depois de aderirem as atividades do grupo, os participantes alcançaram mudanças importantes. Exames periódicos revelam a diminuição da pressão arterial, diminuição dos níveis de glicose e de hemoglobina glicada, de triglicerídeos e de colesterol, melhora na capacidade cardiovascular e respiratória, melhora do humor, diminuição de dores articulares e ainda, uma significativa diminuição da média de peso. 
Para possibilitar as atividades do Grupo, a URCAMP disponibiliza acadêmicos que fazem a monitoria das aulas e ainda, toda a estrutura do CAMPUS III, como a academia de ginástica, pista de atletismo e espaço para aulas de dança e de ginástica. Tudo sob a supervisão do Coordenador do Curso de Educação Física, professor Rodrigo Guterres. “Nas atividades do Grupo, os alunos conseguem exercer aquilo que nós, enquanto instituição de Ensino Superior temos como tripé, que é o Ensino, Pesquisa e Extensão, ou seja, todos os conteúdos passados em sala de aula, são aplicados na prática, então, os alunos conseguem perceber a função do Educador Físico, conseguem obter as respostas que a teoria encaminha. Tudo isso faz uma grande diferença na formação e no aprimoramento da formação acadêmica, principalmente, em um projeto como esse, contextualizado com a realidade social”, salienta o coordenador. 
Para o Pró-Reitor, Hélio Lemos Menna, a parceria que em 2015 completa uma década, significa o cumprimento do papel social da Universidade junto à comunidade gabrielense. “O Grupo Vida com Mais Saúde já faz parte da história da Universidade da Região da Campanha-Campus São Gabriel. Além da experiência profissional que o Grupo proporciona aos nossos acadêmicos, é preciso que se tenha a dimensão da importância do resultado desse projeto. São histórias de vida transformadas para melhor e isso nos orgulha muito. É gratificante para a URCAMP poder contribuir dessa forma tão significativa para a melhora da saúde das pessoas e o nosso desejo é que essa parceria complete muitas décadas à frente”, finaliza o Pró-Reitor. 

FIQUE POR DENTRO
Para participar do Grupo Vida Com Mais Saúde e ter acesso às atividades físicas que são desenvolvidas três vezes por semana no Campus III da URCAMP, é preciso participar ativamente da Associação de Diabéticos e Hipertensos, que se reúne sempre na primeira quinta-feira de cada mês, às 19h no Sindilojas. 
A Associação gabrielense de Diabéticos e Hipertensos, atualmente presidida pelo endocrinologista Giancarlo Bina, foi criada em 1995, pelo médico Miguel Varella.
Tecnologia do Blogger.