Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeito sanciona o Plano Municipal de Educação

“É um momento histórico e de extrema relevância nestes 169 de São Gabriel para a Educação”, afirmou o prefeito Roque Montagner no momento em que recebia o “1º Plano Municipal de Educação” das mãos da Secretária de Educação - Nilvanês Jobim e do Secretário de Administração e Recursos Humanos - Caio Aloy, na tarde de quarta-feira (24) em seu Gabinete, na presença de todo o seu secretariado. 

Naquele momento, Nilvanês Jobim agradeceu todo o apoio do prefeito Roque, dos colegas secretários, dos servidores de sua pasta, e, de forma especial a todos os integrantes da Comissão que participaram efetivamente de forma responsável da elaboração do PME. 
A secretária relatou que o documento estabelece as diretrizes, metas e estratégias para a educação no Município nos próximos 10 anos, tanto na rede pública quanto na privada, em todos os níveis, e que, após a publicação no Diário Oficial, o PME entra em vigor.
O Prefeito ressaltou que a discussão do PME começou em junho de 2014, de forma democrática com a participação de centenas de representantes de segmentos ligados da educação e envolveu diferentes segmentos da sociedade, e, que servirá para orientar políticas e estratégias na educação, até 2025, assegurando a crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas educação de qualidade e comprometimento.
A aprovação até o último dia 24 era necessária por determinação da lei 13.005/2014 que instituiu o PME. “O Plano aprovado é formado por 20 metas e suas estratégias que incluem como diretrizes: superação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania; melhoria da qualidade da educação; formação para o trabalho e para a cidadania; fortalecimento da gestão democrática e dos princípios que a fundamentam; promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do município; valorização dos profissionais da educação escolar básica; promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à sustentabilidade socioambiental e fortalecimento do regime de colaboração”, frisou a secretária.
Ao final da reunião, o prefeito Roque Montagner parabenizou a secretária de educação e equipe da SEME, assim como, os demais secretários e servidores que participaram diretamente na elaboração do PME. “Tenho a certeza que se trata de um trabalho criterioso, de muita pesquisa e assessoramento, que irá contemplar todas as escolas, inclusive aquelas que o nosso Governo inaugurou, e as outras, que brevemente serão entregues a comunidade escolar”, concluiu o prefeito.
Tecnologia do Blogger.