Coluna-Ponto-de-Vista-1

Mais de 2 mil estudantes de São Gabriel aprendem e se divertem com o projeto AES Sul na Comunidade

Com o intuito de engajar alunos e professores da rede pública de ensino na temática da sustentabilidade, o projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar desenvolveu atividades em São Gabriel durante a semana. De segunda a quarta-feira (1 a 3), cerca de 2.200 alunos das redes de ensino municipal e estadual, acompanhados de seus professores, participaram das ações realizadas no Ginásio Esportivo Champagnat da EMEF Ginásio São Gabriel.
A fim de provocar nos estudantes um novo olhar sobre o meio ambiente e despertar a consciência ambiental na idade em que aprender brincando é fundamental, o AES Sul na Comunidade desenvolveu, de forma interativa, ações que orientaram sobre o consumo diário de energia em uma casa, a segurança e os processos de geração de energia, a coleta e o destino correto do lixo, o tempo de decomposição dos produtos, a quantidade necessária de água para produção de objetos, as principais diferenças entre os meios de transporte e suas emissões de CO2, dentre outros assuntos relacionados ao meio ambiente.
Nos espaços denominados “Territórios”, experimentos científicos amplamente dinâmicos e interativos apresentaram demonstrações práticas de como os recursos naturais são utilizados, conservados e desperdiçados, mostrando que as ações de todos impactam diretamente no meio ambiente. A visitação aos territórios foi intercalada com esquetes teatrais que abordaram os temas de forma lúdica, por meio da história da personagem Gaia e suas descobertas sobre o mundo. E foi no espaço chamado “Usina de Ideias” que as sucatas ganharam uma nova vida nas mãos dos participantes, com a confecção de diversos brinquedos e objetos.
Somados aos conhecimentos adquiridos com a vivência no projeto, mestres e estudantes levaram para as suas casas revistas pedagógicas com atividades e brincadeiras que ampliam os olhares sobre os temas abordados, e que servirão de apoio à continuidade dos trabalhos nas escolas.
Por meio de uma abordagem multidisciplinar, o segundo ciclo do projeto, iniciado em maio de 2014, chegará a mais 70 municípios gaúchos, a fim de contribuir com o crescimento da consciência ambiental dos seus participantes, bem como sensibilizá-los a levarem, para o seu dia a dia, hábitos favoráveis ao meio ambiente. Até julho deste ano, o AES Sul na Comunidade envolverá alunos e professores da rede pública de ensino em 332 ações educativas sobre os eixos temáticos energia, água, resíduos e mobilidade urbana, por meio de atividades lúdicas e interativas, como esquetes teatrais, experimentos científicos, jogos e brincadeiras.
Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da empresa e alinhado à sua Plataforma de Sustentabilidade, o projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar é inteiramente gratuito. A realização do projeto em São Gabriel foi uma promoção da AES Sul, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e 19ª Coordenadoria Regional de Educação.

Sobre o Programa de Eficiência Energética – A AES Sul desenvolve desde 1999 seu Programa de Eficiência Energética, de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a fim de reduzir a demanda do sistema elétrico em sua área de concessão. Dentre eles, o projeto que atendeu as comunidades de baixo poder aquisitivo, denominado “Transformação de Consumidores em Clientes”, com a substituição de lâmpadas, chuveiros e geladeiras por equipamentos mais eficientes, e a instalação de coletores solares; o “Recicle Mais, Pague Menos”, que objetiva a troca de resíduos recicláveis por desconto na conta de energia, sendo a primeira distribuidora do sul do país a implementar este modelo de projeto; e, também, o AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar, que envolve ações nas escolas, utilizando ferramentas lúdicas na abordagem dos conceitos de sustentabilidade.

Sobre a AES Sul - Distribui energia elétrica para 118 municípios das regiões Metropolitana, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Central e Fronteira Oeste. São mais de 1,2 milhões de clientes, cerca de quatro milhões de pessoas. A área de concessão atendida pela empresa abrange 99.512 km². Para atender a essa região com segurança, qualidade e confiabilidade, a AES Sul dispõe de uma força de trabalho de mais de 3.500 pessoas, investe na manutenção, modernização e expansão do sistema elétrico. Tem como principal objetivo a responsabilidade socioambiental e o compromisso com o cliente, oferecendo um serviço cada vez melhor.
Tecnologia do Blogger.