Coluna-Ponto-de-Vista-1

Reinaguração Estação de Tratamento de Água de São Gabriel

Mais de três anos. Ao todo, mais de 1.080 dias ou de 25.920 horas de trabalho. Nem se multiplicarmos estes número por 60, para encontrarmos os segundos de trabalho dedicados a nova Estação de Tratamento de Água, ele se aproximará do número principal: o do valor do investimento. São mais de 2.000.000 (dois milhões) de reais investidos em melhorias de infraestrutura e processos, que fizeram da ETA gabrielense uma das mais moderna do RS e uma das principais do Brasil.
A cerimônia oficial de reinauguração da Estação aconteceu nesta quinta-feira, 25 de junho. Estiveram presentes no evento Vereadores, Presidente e conselheiros da AGESG, Representante das lideranças de bairros, Secretários Municipais, o Chefe de Gabinete, Luis Pires, representando o Prefeito Roque Montagner e o Presidente do Grupo Solví, Carlos Leal Villa. Além destes, diversas outras autoridades locais e imprensa puderam presenciar este marco histórico para São Gabriel e o Rio Grande do Sul.
Luiz Antônio Bertazzo, Gerente da Unidade, afirmou que este é o primeiro grande passo da empresa: “Apesar de todas as melhorias já realizadas, de mais de 12 milhões de reais aplicados no município entre tantas obras e ações, este é o primeiro grande passo da São Gabriel Saneamento, de tantos outros que ainda virão em breve”, disse ele, referindo a obras que já estão em andamento, como a do sistema de desidratação do lodo da estação e a da instalação de geradores próprios na Estação. 
Durante o evento, o Coordenador de Projetos, Hanokh Yamagishi, pode apresentar o sistema de telemetria e de automatização de produtos químicos a todos os presentes, mostrando como opera o sistema que garante a eficiência no tratamento da água e a agilidade de resposta da empresa frente a possíveis vazamentos, por exemplo.
Para a Coordenadora do Curso de Gestão Ambiental da UNIPAMPA, Beatriz Stoll, o evento teve um significado todo especial: “Eu conheci esta estação antes da São Gabriel Saneamento assumir a concessão e é impressionante a diferença. Só quem viu sabe. É quase inacreditável a melhoria, a eficiência dos sistemas e todo este controle automatizado que a empresa implantou”, afirmou admirada.
Até o final de 2017 a empresa se compromete ainda de investir mais, somando um total de quase 50 milhões de reais. Inúmeras obras estão por começar, entre elas a de ampliação da capacidade de coleta e tratamento do esgoto e da construção de uma nova estação de tratamento de efluentes. O próximo grande objetivo da São Gabriel Saneamento é mudar o cenário do saneamento básico da cidade, elevando para 60% o número de clientes atendidos com a coleta e tratamento de esgoto. 

SAIBA MAIS
A São Gabriel Saneamento assumiu a concessão de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade de São Gabriel em maio de 2012, sendo a segunda cidade do RS, dentre quase 500 municípios, a ter uma concessionária privada. Após um pequeno período inicial turbulento externamente, a empresa conseguiu mostrar a que veio e pode apresentar para os gabrielenses um serviço de qualidade e excelência prestado a um menor valor para os usuários, obtendo atualmente mais de 85% de satisfação. Hoje, pouco mais de 3 anos depois de assumir, a São Gabriel Saneamento, que faz parte do Grupo Solvi, já investiu mais de 12 milhões de reais na cidade, oriundos de financiamento próprio junto a Caixa Econômica Federal, sem onerar os cofres públicos e nem aos clientes, que ainda pagam uma conta de água cerca de 15% mais barata que a da antiga concessionária.
Tecnologia do Blogger.