Coluna-Ponto-de-Vista-1

Textículos do Mário Mércio

Mário Mércio
Escritor/ Colunista do site


"Ai ficamos sabendo pelo FB o que meu amigo Luís almoçou, o Onofre bebeu, o Pedro onde esteve e nós a que horas fomos dormir todos já sabiam..."

CANSEI DE ME CANSAR
Às vezes não estamos visivelmente cansados, mas tecnologicamente sim. 
Explico: ficamos cansados de andar por fora das coisas, ser sermos retrógados e acabamos nos munido de aparelhos sofisticados. Fone fixo é coisa do passado. Ai a nossa vida muda radicalmente. Fica fácil então a gente ser encontrada em qualquer lugar e hora. Não justifica mais nos atrasar. Acabaram as desculpas, pois estamos munidos de bons e sofisticados aparelhos e plugados nas notícias do mundo em tempo real.
Quando o aparelho é superado lá vamos e adquirimos outro mais evoluído ou pedimos àquele amigo ou parente que vem do exterior para nos trazer, e aí esbanjamos tecnologia. Que delícia! Falamos com todo mundo no facebook a qualquer momento, postamos aquela foto do momento... Incrível! Passado alguns meses trocamos novamente de aparelho aquele superado damos a um neto, se ele aceitar ou ao pedreiro que faz reformas ou até jogamos no lixo. E em minutos estamos hábeis a manejar o que é de mais recente em tecnologia..Whapp Chap etc. Um plano novo na VIVO. Nossa ! Que maravilha!
Ai ficamos sabendo pelo FB o que meu amigo Luís almoçou, o Onofre bebeu, o Pedro onde esteve e nós a que horas fomos dormir todos já sabiam... Perfeito. Que mundo moderno!
E compartilhava quase tudo, curtia, postava, nossa que beleza! Embora cansado sempre se acha um tempinho para informar tudo a todos. E saber tudo de todos. Ai para não ficar só clicando aqui e ali baixamos um programinha no celular que nos avisa tudo que entra no FB e mensagens a todo momento em tempo real...Vídeos de pegadinha, a ultima foto da explosão da refinaria em Santos, o que disse o governador sobre o salário do funcionalismo... Se sabia tudo e logo passava adiante Era um cara bem informado.....Fantástico, fantástico...
Ai, certo dia nos perguntamos:
Qual a graça de saber tudo que as pessoas fazem, pensam, vivem? E porque a gente tem que informar tudo isso em tempo real? Qual a sua privacidade? Quando a gente for falar com alguém não vai ter assunto, ele já soube pelo FB e Whapp....
Ai olhamos para nosso aparelhinho moderno e apertamos aquele botãozinho miúdo: desliga.
Sabe? Cansei de me cansar.... Quero paz, tomar meu chimarrão sem me incomodar. Quero sestear sem ser chamado ou avisado de algo.. Quero curtir minha família, rir com eles e sonhar tranquilo o resto de minha vida... E quando estiver com os meus amigos e parentes ai vou ter assunto “as pampas” para falar... Isso é que é vida.
Tecnologia do Blogger.