Coluna-Ponto-de-Vista-1

Unidade de Saúde prisional de São Gabriel vira modelo para municípios da região

A Unidade de Saúde Prisional, implantada este ano pela Prefeitura de São Gabriel, é considerada modelo para a região. De acordo com a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), de Alegrete, o setor de saúde instalado junto ao Presídio Estadual de São Gabriel é um projeto pioneiro e poderá ser copiado por outros municípios da região de abrangência da CRS.
O sucesso do projeto repercutiu na região. Uma equipe da 10ª Coordenadoria realizou visita técnica para conhecer as instalações da Unidade na sexta-feira (29). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a CRS veio a São Gabriel com o objetivo de ver o modelo implantado e o seu funcionamento. Durante a visitação, a equipe se reuniu com a coordenação da Secretaria Municipal e a direção do Presíidio com a participação dos representantes da 10ª CRS, Dileta Ferrari, Heili Temp, Paula Quiliam e a Delegada Adjunta da 10ª CRS, Vanda Dorneles; da SMS, coordenadora de Projetos Gisele Cunha; coordenador de Saúde Bucal, Ciro Conceição; advogada Vanessa Hernandes, odontólogo Sérgio Amann; e auxiliares de enfermagem Roselaine Oliveira e Luciani Molina; e ainda integrantes da SUSEPE, Diretor do Presídio, Delmiro Cesar Ramos Rodrigues; Assistente Social, Marilia Bastos; e Psicólogo Carlos Eduardo Carvalho.
Após conhecerem as instalações e a equipe que trabalha na unidade, as representantes “parabenizaram a Secretaria Municipal de Saúde pela coragem de ter implantado a unidade e por estar prestando um excelente serviço de saúde, promovendo o acesso das pessoas privadas de liberdade à Rede de Atenção à Saúde, visando o cuidado integral dentro da unidade prisional”, destacou em nota a SMS.

SAIBA MAIS
A Prefeitura Municipal de São Gabriel inaugurou a Unidade de Saúde Prisional no dia 13 de janeiro com o objetivo de implantar um posto de atendimento nas dependências da Penitenciária Estadual de São Gabriel para atender 100% dos presos e com isso evitar que o detendo tenha que ser atendido nas Unidades ou PA da Santa Casa.
A equipe de Saúde Prisional é tipo II composta por : 01 Médico, 01 Dentista, 01 enfermeiro, 2 Auxiliares de Enfermagem, 01 Auxiliar de Saúde Bucal, 01 Fisioterapeuta, 01 Terapeuta Ocupacional, 01 Assistente Social e 01 Psicólogo ( este dois cedidos pela SUSEPE). A equipe terá uma carga horária de 20 horas semanais para atendimento na Unidade e os funcionários serão da Rede Básica de Saúde (deslocados para prestar atendimento).
Tecnologia do Blogger.