ALUNA DA ESCOLA MASCARENHAS DE MORAES É FINALISTA DOS JOGOS ESTUDANTIS EM OSÓRIO

O sistema de educação moderno adotado para as escolas do campo, em São Gabriel, tem conquistado resultados positivos. Nos últimos anos, as instituições de ensino tem se destacando com projetos que valorizam principalmente a cultura da região. Tem sido assim nas escolas Maria Manoela, onde desenvolve-se projetos com a comunidade do Assentamento Guajuviras; Jerônimo Machado, onde o destaque tem sido o resgate da história dos carreteiros; e Ernesto José Annoni, onde aplicam-se proposições voltadas ao meio ambiente.
Outra escola, a Mascarenhas de Moraes, encontrou no esporte uma fórmula de sucesso para mobilizar a comunidade estudantil. Desde o ano passado, a instituição tem sido notícia quando o assunto é desporto escolar. Em 2013, o educandário se tornar o primeiro da zona rural a conquistar um título municipal nos Jogos Intercolegiais da Primavera em uma modalidade de esporte coletivo.
Este ano, a instituição novamente surpreendeu. De quatro alunos que representarão São Gabriel na final estadual dos Jogos Estudantis do Rio Grande do Sul, um é da Escola Mascarenhas de Moraes. Uma verdadeira conquista, destaca o professor Márcio Codevilla, responsável pela formação dos estudantes atletas.
A adolescente Eduarda Portes França, de 14 anos, vai representar a comunidade do Faxinal (interior de São Gabriel) na final estadual da modalidade atletismo – 75 metros rasos. A decisão acontecerá neste sábado (04), em Osório. Antes, ela passou pela etapa municipal e fase de Coordenadorias e Regional, realizadas em Quarai, nos dias 15 e 26 de junho. Também participam da fase final alunos das escolas Marques Luz e João Pedro Nunes na categoria infantil.
O objetivo da aluna é conquistar a vaga para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 2015, que acontecerá em setembro, na Paraíba.