Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeitura realizará Fórum de Debates visando o incentivo para o cultivo de oliveiras

“A Administração Municipal mais uma vez demonstra sua atenção especial e prioridade a quem quer produzir e gerar emprego e renda, colaborando com o desenvolvimento de São Gabriel”, afirmou o prefeito Roque Montagner na última quarta-feira (08), juntamente com o Secretário de Agricultura -Ladislê Teixeira, ao receber em seu Gabinete, os técnicos do escritório local da Emater - Renato Menna Barreto de Juli, Valdoci Rodrigues e Gilberto Souto Meyer acompanhados dos representantes da empresa Jorge Santos - Valmor Sbardelotto e Evandro Pertile, e também o produtor rural Antônio Ramalho, onde o principal tema do encontro foi tratativas sobre o cultivo de oliveiras no Município. 
Na ocasião, os técnicos da Emater destacaram que São Gabriel apresenta um enorme potencial para o desenvolvimento do plantio da referida cultura, proporcionando condições climáticas adequadas para a planta.
Conforme eles, os produtores rurais - Antonio Ramalho (presente no encontro) e Guilherme Oliveira, que não pode estar na reunião, já cultivam de forma experimental as oliveiras. Os técnicos explicaram ainda que a planta necessita em torno de quatro anos para produzir, mas após isso, aproximadamente sete anos, com o lucro obtido através da comercialização da mesma, o produtor já paga totalmente todos os gastos efetuados durante a produção. 
Gilberto Meyer ressalta que: “A planta é milenar, mas o cultivo ainda é pouco disseminado no Brasil. Já o clima ameno aliado à terra fértil, pode tornar o Estado, um dos grandes produtores de azeite de oliva. As frutas são colocadas em aparelhos específicos, lavadas e têm as folhas retiradas. Depois, as azeitonas são moídas e outro aparelho extrai o líquido para a separação da água e do azeite. O processo termina com o azeite pronto para consumo”, disse o técnico. Ele salienta ainda que o óleo era empregado como unguento, combustível ou na alimentação, e por todas estas utilidades, tornou-se uma árvore venerada por diversos povos.
Na oportunidade, o prefeito Roque autorizou a Secretaria de Agricultura a realizar em parceria com a Emater um fórum e apresentar aos produtores rurais interessados, todo o benefício do plantio da cultura de oliveiras, tais como: produção de azeites e azeitonas.
O Chefe do Executivo garantiu que o Governo Municipal desde o início desta Gestão é parceiro de toda e qualquer forma que venham em prol do desenvolvimento do Município. Segundo ele: “Com certeza será mais uma parceria de sucesso com a Emater. Devemos sempre incentivar todos os produtores que querem verdadeiramente trabalhar a terra”, concluiu.
Tecnologia do Blogger.