Coluna-Ponto-de-Vista-1

Região de São Gabriel prestes a ser campeã na produção de soja

A região de São Gabriel e Santa Margarida do Sul, pertencentes à área de circunscrição do Sindicato Rural de São Gabriel, caminha a passos largos para liderar a produção de soja no Rio Grande do Sul. A informação é basaeada em dados apresentados em reunião realizada na segunda-feira (13 de julho), onde foi discutido e deliberado a respeito da atualização da área plantada de soja em São Gabriel, uma das culturas que mais avançou nos últimos anos. O encontro, coordenado pelo presidente do Sindicato Rural Tarso Teixeira, teve a presença do Secretário da Agricultura Ladislê Teixeira, o presidente da Associação dos Sojicultores Rodolfo Gonçalves, e dos Arrozeiros Paulo César Lederes, além de membros da diretoria do Sindicato Rural e técnicos da Secretaria da Agricultura e Emater. 
Conforme o levantamento resultante da reunião, São Gabriel possui 97 mil hectares de área plantada, e o município de Santa Margarida do Sul, onde o Sindicato Rural de São Gabriel possui extensão de base, planta 33 mil hectares, o que equivale a 80% da área total do Município. O total dos dois municípios é de 130 mil hectares."Destaca-se que são áreas de excelente qualidade, com grande parte do plantio em várzeas, em rotação com culturas como a do arroz e em plena utilização da integração lavoura-pecuária", assinala Tarso Teixeira, presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da Farsul, que ressalta o incremento que o soja proporcionou no PIB das duas cidades, movimentando o comércio de insumos, máquinas agrícolas, combustíveis e da indústria vinculada ao setor. 
Tarso Teixeira ressaltou o fato de que, apesar da forte oposição oficial, a cultura do soja provou sua viabilidade em São Gabriel. "Por anos a fio, o zoneamento agroclimático da soja excluiu São Gabriel e Santa Margarida do Sul, tentando impedir o financiamento da atividade. Hoje, São Gabriel é a maior fronteira agrícola do soja, com potencial de crescimento de pelo menos mais 100 mil hectares nos próximos anos, e caminha pra ser o maior município sojicultor do Estado, graças à capacidade e competência dos produtores locais", ressaltou.
Tecnologia do Blogger.