Coluna-Ponto-de-Vista-1

Alegrete dá mais um passo para a informatização da saúde

'Estamos muito orgulhosos de estarmos caminhando para uma maior qualificação das condições de trabalho dos servidores da saúde e do atendimentos aos usuários do SUS', disse Preta Mulazzani
Alegrete - O processo de informatização do Sistema Único de Saúde está cada vez mais perto de ser concluído. Na última sexta-feira (14), foi realizado, no Salão Azul do Centro Administrativo Municipal, o ato que marcou a conclusão de uma das etapas de implantação das infovias: a finalização da instalação da rede de fibra ótica para interligar as estruturas da atenção básica.
O processo de informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Centro de Especialidades Médicas (CEMA) começou em dezembro de 2014, quando foram adquiridos 20 novos computadores para equipar as UBS. A segunda etapa foi a instalaçãode 12 km da rede de fibra ótica que, somada ao sistema das câmeras de videomonitoramento, chega a 30 quilômetros de infovias.
Para a secretária de Governo, Ana Maria Thompson Flores, apesar de simples, o ato marca o compromisso da Administração Municipal com a saúde no município. “Este ato celebra, ainda que simbolicamente, o compromisso desta administração com o cumprimento das metas para a modernização do atendimento”, afirma.
Com investimento de 303 mil reais do Programa de Modernização Administrativa e Tributária (PMAT), a informatização das estruturas de Atenção Básica também é fruto da adesão de Alegrete ao e-SUS Atenção Básica, ocorrido em 2014, uma estratégia do Ministério da Saúde para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional.
Com a finalização da instalação de redes, o próximo passo será a capacitação dos servidores da saúde para operar o novo sistema de prontuário eletrônico, que garantirá mais agilidade no atendimento aos usuários do SUS, uma vez que o servidor terá todo histórico de exames, consultas, prescrição de medicamento, estrutura familiar do usuário, além de possibilitar o agendamento de especialistas e exames direto do consultório das UBS.
A vice-prefeita Preta Mulazzani destaca a informatização como importante instrumento de gestão. “Estamos muito orgulhosos de estarmos caminhando para uma maior qualificação das condições de trabalho dos servidores da saúde e do atendimentos aos usuários do SUS”, finaliza.
Tecnologia do Blogger.