Coluna-Ponto-de-Vista-1

Brique da Tunuca surge como alternativa de comércio e lazer para a população gabrielense

Quem passou rapidamente, no final de semana, pela Avenida Júlio de Castilhos ou quem viu, de longe, da Rua Barão do Cambai, pode ter se surpreendido com a movimentação de pessoas na Praça Tunuca Silveira. O local – a partir deste mês – passará a ser o ponto de encontro para o comércio informal de produtos artesanais ou, ainda, de material reciclável, de segunda mão e ponta de estoque de empresas da cidade. “Não estamos fazendo diferenciação. Todos poderão expor e comercializar. O objetivo principal é proporcionar para o cidadão gabrielense uma oportunidade de colocar para o público uma linha de comercialização de seus produtos e mostrar tudo o que estava sendo feito no que se refere a artesanato no Município”, explica o secretário de Trabalho, Indústria e Comércio, Aljaci Brito.
A feira passará a ser chamada de Brique da Tunuca, uma referência ao tradicional Brique da Redenção. E não é por acaso esse comparativo. Guardando as devidas proporções, o Brique da Praça Tunuca Silveira começa com as mesmas proposições da feira pública de Porto Alegre. Há que veja a reunião de comerciantes como uma tradicional feira. Outras pessoas enxergam no Brique a oportunidade ideal para o passeio com a família, para rever amigos e saborear o tradicional chimarrão. Há quem simplesmente quer estar no Brique, cercado por uma aura mística que reune pessoas de todas as classes e crenças para desfrutar momentos de convivência. Todos os olhares estão alí. Até os curiosos vão ao brique à espera do inesperado.
De acordo com o secretário, o Brique da Tunuca será realizado, mensalmente, após o quinto dia útil, no primeiro final de semana. Poderão participar empresas, artesãos ou quem tiver o interesse de comercializar algum produto. “Pode ser livros antigos, móveis usados e antigos... Quem quiser participar, pode procurar a organização do Brique. Quanto maior o número de expositores, mais alternativas estarão presentes ao público”, argumenta.
Na primeira edição, realizada no sábado e domingo, mais de 20 expositores participaram da exposição. O evento contou ainda com a parceria do Supermercado Big Max.
Tecnologia do Blogger.