Coluna-Ponto-de-Vista-1

Caminhada reunir cerca de mil pessoas na defesa dos direitos da pessoa com deficiência

Um público de cerca de mil pessoas, entre alunos e professores da Rede Estudantil de São Gabriel, participou da Caminhada que marcou a Semana da Pessoa com Deficiência. O evento - junto com as atividades esportivas da Paraolimpíada, realizadas no Campus III da Urcamp - é considerado o ponto alto das ações de conscientização organizadas pela Secretaria Municipal de Educação - através das Salas de Recursos - em parceria com a Associação Pró-Down e Apae-SG.
Com a participação de bandas escolares e personagens de filmes e histórias infantis (os professores se fantasiaram de Fiona, Chapeuzinho Vermelho e Alice), a caminhada da conscientização percorreu as principais ruas da cidade, com parada em frente a Prefeitura Municipal e encerramento na Praça Dr. Fernando Abbott. 
A caminhada teve o objetivo de conscientizar sociedade civil e órgãos públicos sobre a importância da acessibilidade. A marcha foi realizada a partir das 13h30min. No encerramento, na Praça Central, foram disponibilizados brinquedos, algodão doce e pipoca e ainda desenvolvidas apresentações e uma espécie de competição (corrida maluca).
A APAE, que participou do ato, tem trabalhado no resgate da autoestima não apenas dos alunos com deficiência, mas também de suas famílias, para que elas se sintam mais seguras e encontrem uma sociedade mais aberta para acolher seus filhos.
A Associação Pró-Down, também parte integrante da campanha, tem se destacado no trabalho de inclusão proposto pelo Governo Municipal. A Prefeitura tinha a Escola Nossa Senhora das Graças, que já não atendia as necessidades específicas. Através de uma parceria com a entidade, hoje, este espaço físico abriga 82 crianças, adolescentes e adultos. Estes alunos contam com fisioterapeuta, psicóloga, fonoaudióloga, educadora especial, professoras e oficineiros, oportunizando um espaço adequado para o pleno desenvolvimento de atividades físicas e educacionais.
A Semana da Pessoa com Deficiência continuou na quarta-feira (26/08) com palestras na Escola Ginásio São Gabriel. O promotor de justiça Frederico Carlos Lang foi a atração na parte da manhã. Ele falou sobre “Ser deficiente não é ser diferente… é ser, simplesmente, especial…”. O tema foi abordado na perspectiva dos direitos das pessoas com deficiência, na escola, na família e na sociedade. 
Na parte da tarde, foram as professoras das Salas de Recursos que falaram para o público estudantil. Os educadores escolheram o tema “A deficiência intelectual e a Síndrome de Down na sala de aula”.
Nesta quinta-feira (27), a Secretaria Municipal de Educação escolhe o Rei e a Rainha da Semana da Pessoa com Deficiência. A escolha acontecerá durante baile à fantasia no Clube do 9º RCB. O encerramento das atividades da Semana acontecerá na sexta-feira.
Tecnologia do Blogger.