Candidato à reitoria da UNIPAMPA apresenta proposta pra a universidadeem reunião com o prefeito

O prefeito Roque Montagner recebeu na manhã de quarta-feira (19), no Gabinete da Prefeitura Municipal, os candidatos que compõem a Chapa 1 para a eleição da Reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Os professores Marco Hansen, candidato a Reitor da Universidade, e Maurício Aires, postulante ao cargo de Vice-Reitor, apresentaram as metas da gestão 2016-2019. Além disso, discutiram com o Chefe do Poder Executivo futuras parcerias com o Governo Municipal visando aumentar o número de cursos oferecidos para São Gabriel. “É claro que, para isso, precisamos ampliar o espaço físico e, só depois, pensar em novos cursos”, disse Hansen.
O prefeito destacou que a área de saúde – que evoluiu muito nos últimos dois anos, com implantação de Programas como ESF e Mais Médicos – ainda precisaria de reforço no que tange a formação profissional, mesmo reconhecendo que o Município tem formado – por meio de escolas profissionalizantes – uma nova safra de Auxiliares de Enfermagem e Técnicos em Enfermagem, resultado da oferta de trabalho crescente com o desenvolvimento de ações no setor em São Gabriel.
Montagner ainda disse que é importante ter uma visão de desenvolvimento continuado. Na área profissionalizante e educacional, ele lembra que uma das maiores perdas – para São Gabriel – foi a desistência da Escola Técnica Agrícola, que deveria ter sido instalada no Município, mas acabou indo para Santiago porque o administrador municipal, na época, não apresentou uma proposta concreta para os dirigentes. “Eles queriam apenas oito hectares para a implantação do projeto. Hoje, a Escola Técnica representa um investimento de R$ 20 milhões para Santiago”, comenta.
O prefeito disse que a Prefeitura Municipal vai dialogar com todos os interessados em potencializar ações de desenvolvimento para o Município. A Unipampa, que oferece atualmente quatro cursos para São Gabriel, é considerada uma das principais instituições de potencialização e, consequentemente, uma parceria ideal para o Governo Municipal.
A eleição para a Reitoria da Unipampa acontecerá no dia 3 de setembro. Três chapas foram apresentadas. Um debate, no dia 26, será organizado no Campus de São Borja e será transmitido para todas as unidades pela internet. Em São Gabriel, a administração do Campus colocará um telão para acompanhamento das discussões.
Também participaram da reunião com o prefeito, o líder estudantil e sindical do TAE, Sandra Burgos Teixeira, e o representante do Campus de Itaqui, professor Ricardo Homes Carpes.

CONHECA ALGUMAS DAS PROPOSTAS DA CHAPA 1:

Política de Graduação

Dinamizar a construção e alterações dos PPCs tornando mais clara e operacional a execução dos cursos de graduação. Incentivar a ampliação de cursos de graduação nas modalidades presencial e EAD.

Política de Assistência Estudantil

Política de Extensão

Política de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação

Política de Infraestrutura e Patrimônio

Desenvolvimento de Política de Pessoal

Política dos Movimentos Sociais e Sociedade

Política de Sustentabilidade

Política de Comunicação

Iniciar com projeto piloto de web-rádio e web-TV; Buscar fundos para a implementação da Rede de Rádio e TV Universitária da Unipampa.

Política de Tecnologia e Informação

Fomentar a criação do Fórum Internacional de Tecnologia dos Serviços Públicos da Educação; Apoiar a criação do Laboratório Avançado de Tecnologia dentro do NTIC; Buscar a ampliação da comunicação através de novos contratos para telefonia móvel para atender os coordenadores de curso e de programas institucionais; Ampliar a aquisição de lousas digitais e multimídias funcionais interativos para todos os campi.