Coluna-Ponto-de-Vista-1

São Gabriel vai homenagear os carreteiros durante as festividades da semana da pátria

A Secretaria Municipal de Educação (SEME) vai homenagear, durante as Festividades da Semana da Pátria, os carreteiros de São Gabriel. A decisão do governo municipal é mais uma medida de resgate a uma das tradições mais antigas do Rio Grande do Sul. O Município é considerado o berço do último reduto dos carreteiros, grupo de moradores da zona rural que ganhou destaque – com o passar dos tempos – com o comércio de mercadorias produzidas no campo, trazidas para a cidade em carroças artesanais puxadas por bois.
O poeta e jornalista brasileiro Olavo Bilac é o homenageado nacional da Semana da Pátria 2015. Este ano, é comemorado o Sesquicentenário de nascimento dele, que nasceu em 16 de dezembro de 1865, no Rio de Janeiro.
Olavo Bilac foi um jornalista, contista, cronista e poeta brasileiro do período literário parnasiano, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Criou a cadeira 15 da instituição, cujo patrono é Gonçalves Dias.
Tinha grande atenção à literatura infantil e era entusiasta da participação cívica, sendo defensor do serviço militar obrigatório. Foi o criador do "Hino à Bandeira" (Salve o lindo pendão da esperança/Salve o símbolo augusto da paz...) e também criou a Liga de Defesa Nacional, que é responsável por transportar o fogo simbólico. Morreu em 28 de dezembro de 1918, aos 53 anos, no Rio de Janeiro.
A “Rendição de Uruguaiana” será o tema estadual. O cerco de Uruguaiana ocorreu entre 16 de julho a 18 de setembro de 1865. Foi o resultado de uma ofensiva paraguaia no estado do Rio Grande do Sul, logo após a invasão paraguaia de Corrientes, na segunda fase da Guerra do Paraguai.
O exército paraguaio, impedido de continuar seu avanço em direção ao interior do Brasil, conforme eram instruídos, foram cercados e derrotados pela fome. A rendição do exército paraguaio, na cidade de Uruguaiana, significou o fracasso dos planos de ofensiva do presidente Francisco Solano López.
A Secretaria Municipal de Educação confirmou a chegada da Chama da Pátria no dia 20 de agosto, às 11h15min, no trevo de acesso a cidade, sendo trazida para a Prefeitura Municipal e posteriormente para a 13ª Companhia de Comunicações.
Tecnologia do Blogger.