Coluna-Ponto-de-Vista-1

Clínica de Dor concorre ao Prêmio Gestor Público 2015

Auditora fiscal Ana Prado visitou a Clínica e visualizou os atendimentos realizados
Foto: Prefeitura de São Gabriel
Considerada uma ação pioneira na região fronteira oeste e modelo para as demais prefeituras, a Clínica de Dor, desenvolvida junto a Unidade Básica de Saúde Brandão Júnior, está entre os projetos que concorrem ao Prêmio Gestor Público (PGP) de 2015.
Com o objetivo de reconhecer publicamente os melhores projetos, o Prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco-RS) e da Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec). A inscrição foi feita pela Secretaria Municipal da Saúde como projeto inovador na área de cobertura da 10ª Coordenadoria (CRS) oferecendo práticas interativas complementares (PICS).
Implantada de forma experimental em julho de 2013, um mês depois, a Clínica passou a figurar definitivamente como uma das principais ferramentas de suporte a atenção básica. Nos primeiros 30 dias, foram inúmeros atendimentos.
Entre agosto de 2013 e maio deste ano, foram mais de 13 mil consultas médicas; 3.290 procedimentos de acupuntura e 663 de auriculoterapia.
O que mais chama a atenção no projeto, é que com a implantação da Clínica de Dor, não foi somente a dor crônica a ser combatida, mas também problemas antigos como filas de espera, “pois passamos a atender aqueles pacientes que precisavam renovar receitas ou necessitavam de atestados. Conseguimos reduzir os números de pessoas que se deslocavam para o Pronto Atendimento 24h e, com isso, conseguimos facilitar a vida da população”, disse o secretário de Saúde, Daniel Ferrony.
Com tantos benefícios comprovados, o projeto precisou ser visto de perto pela Auditoria do PGP. Na última quarta-feira (16), a auditora fiscal Ana Prado visitou a Clínica e visualizou os atendimentos realizados, entre eles, os de acupuntura e auriculoterapia, além de colher informações sobre a implantação dos projetos; como a proposta foi idealizada e com quais os seus objetivos.
O prefeito Roque Montagner participou da reunião de apresentação do projeto. “A Clínica de Dor estava no nosso plano de governo”, explicou.
A cerimônia onde serão conhecidos os projetos vencedores da edição 2015 do prêmio será realizada em 10 de novembro, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

SAIBA MAIS
O Prêmio Gestor Público objetiva reconhecer, publicamente, ações desenvolvidas pela Administração Pública Municipal do Rio Grande do Sul, que atinjam resultados positivos para as comunidades onde se efetivam, incentivando assim, a melhoria da gestão pública, bem como seus gestores municipais em adotar iniciativas inovadoras, criativas e que atendam à metodologia de projetos. 
Importante salientar o significativo acréscimo na visibilidade do evento, fruto do reconhecimento e credibilidade do SINDIFISCO-RS e da AFISVEC que prestigiam, publicamente, projetos diferenciados, difunde ideias passíveis de replicação, colabora para a reflexão e discussão de propostas inovadoras com resultados positivos para as comunidades locais. Contribui, assim, para a melhoria da gestão pública e bem-estar do cidadão.
Tecnologia do Blogger.