Coluna-Ponto-de-Vista-1

Festejos Farroupilhas movimentam Alegrete em setembro

Festejos Farroupilhas 2015 culminam com o Desfile do Dia do Gaúcho
Alegrete - A tradição preenche o calendário no mês de setembro em Alegrete: do dia 3, com o Encontro de Laçadores e o 1º Cantinho Farroupilha, até o dia 20, quando a Chama Crioula for extinta na praça Getúlio Vargas, a 3ª Capital Farrapa respira cultura gaúcha. "Alegrete é a cidade onde o tradicionalismo não é sazonal, mas parte inseparável do que somos todos os dias do ano", corrobora o prefeito Erasmo Silva.
A organização dos Festejos Farroupilhas é partilhada entre Executivo Municipal, Movimento Tradicionalista e Brigada Militar, representada por uma coordenação eleita. A missão coube neste ano novamente ao vereador e tradicionalista Cléo Severo Trindade. "Os Festejos estão cada vez melhores por que investimos no eventos culturais. E valorizar a cultura é valorizar o desenvolvimento, a inclusão e o crescimento", afirma Preta Mulazzani, vice-prefeita.

ENCONTRO DE LAÇADORES - a quinta edição do rodeio reúne os melhores peões da região no CTG Farroupilha nos dias 4, 5 e 6 de setembro. Os concursos são rédea, estafeta, paleteada, tonel e tiro de laço. As inscrições acontecem no local das provas.
O evento é uma parceria da comissão executiva dos Festejos 2015, Associação Campereada Internacional do Alegrete e CTG Farroupilha. A premiação alcança 20 mil reais.

1º CANTINHO E 7º CANTO FARROUPILHA - o 1º Cantinho Farroupilha tem início às 20 horas e será dividido em três categorias: mirim, infantil e juvenil. A comissão avaliadora será composta por três assíduos concorrentes de festivais, Filipi Coelho, Marquito Ferreira da Costa e Maximiliano Moraes, e a premiação acontecerá na mesma noite. A entrada será gratuita.
Na noite de sexta-feira (4) acontece a primeira eliminatória do 7º Canto Farroupilha, com a apresentação de nove canções, além dos shows de Cristiano Fantinel e Adair de Freitas. No sábado (5), junto com a segunda eliminatória e o anúncio dos 14 finalistas, o público prestigiará shows de Lisandro Amaral e Luiz Cardoso. A grande final será no domingo (6), com a entrega das premiações e shows de Liane Tavares e Élton Saldanha. Os jurados são Élton Saldanha, Adair de Freitas, Luiz Cardoso, Moacir D’Ávila Severo e Lisandro Amaral.
A secretaria de Turismo, Esporte e Lazer transfere-se a partir de quinta-feira para o CTG Farroupilha, quando começa a venda de ingressos para todas as noites: cinco reais em cada uma das eliminatórias e 10 reais na final.

DESFILE TEMÁTICO - o evento organizado pela Coordenação dos Festejos 2015 e 4ª Região Tradicionalista acontecerá pelo terceiro ano consecutivo na Praça Getúlio Vargas. O tema será o mesmo proposto pelo MTG para os Festejos 2015: Campeirismo e o gaúcho na Sua Importância Sócio-Cultural.

DESFILE DO DIA DO GAÚCHO - são esperados mais de 4.000 cavalarianos com a sanidade animal comprovada, tendo em vista as exigências da Secretaria de Agricultura do Estado e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL:

03/09
20 horas - 1º Cantinho Farroupilha. Local: CTG Farroupilha

04/09
7h30min - 5º Encontro de Laçadores. Local: CTG Farroupilha
20 horas - 7º Canto Farroupilha: abertura oficial e primeira eliminatória. Shows de Cristiano Fantinel e Adair de Freitas. Local: CTG Farroupilha

05/09
7h30min - 5º Encontro de Laçadores. Local: CTG Farroupilha
20 horas - 7º Canto Farroupilha: segunda eliminatória e divulgação dos finalistas. Shows de Lisandro Amaral e Luiz Cardoso. Local: CTG Farroupilha

06/09
7h30min - 5º Encontro de Laçadores. Local: CTG Farroupilha
20 horas - 7º Canto Farroupilha: finais e premiação. Shows de Liane Tavares e Élton Saldanha. Local: CTG Farroupilha

07/09
09 horas - Cavalgada da Casa do Gaúcho. Local: saída do CTG Farroupilha
14 horas - 5ª Mateada dos Festejos Farroupilhas e Concurso de Peões e Prendas Mais Bem Pilchados à Cavalo. Local: Parque Ruy Ramos

10/09
8 horas - Saída dos cavaleiros para o Marco das Três Divisas. Local: Piquete Dona Luiza

11/09
10 horas - Distribuição da Centelha da Chama Crioula aos quatro municípios que integram a 4ª Região Tradicionalista. Local: Marco das Três Divisas.
11 horas - Saída da cavalgada da Chama Crioula em direção á Fazenda Santa Eulália
16 horas - Saída da cavalgada da Chama Crioula em direção à Fazenda Santa Amazília

12/09
8 horas - Saída da cavalgada da Chama Crioula em direção à Fazenda Santa Rita

13/09
6 horas - Saída em direção á cidade
8 horas - Concentração na rótula da Avenida Braz Faraco com Marechal Rondon e disposição ao longo da Avenida Maximiano Marinho
10 horas - Cerimônia de acendimento da Chama Crioula e distribuição da centelha ás entidades tradicionalistas. Local: Monumento ao Expedicionário na Praça Getúlio Vargas

14/09
16 horas - Caminhada do Jovem Tradicionalista. Local: saída do IEEOA e chegada no galpão da Praça Getúlio Vargas

15/09
19 horas - Missa Crioula

16/09
18 horas - Desfile Temático. Local: Praça Getúlio Vargas

18/09
20 horas - Sessão solene em homenagem ao Festejos Farroupilhas 2015 e comemoração dos 50 anos do CTG Quero-Quero. Local: Câmara de Alegrete

19/09
11 horas - Desfile da Vila do Passo Novo
14 horas - Encontro com a Saúde Tradicionalista. Local: Galpão Crioulo da Praça Getúlio Vargas

20/09
7h30min - Concentração das entidades tradicionalistas. Local: Avenida Eurípedes Brasil Milano e Parque Ruy Ramos
9 horas - Início do Desfile do Dia do Gaúcho
18 horas - Cerimônia de Extinção da Chama Crioula. Local: Monumento do Expedicionário na Praça Getúlio Vargas
Tecnologia do Blogger.