Coluna-Ponto-de-Vista-1

Mesmo com chuva, Desfile Farroupilha é realizado com sucesso



Quem quiser as fotos em resolução original no formato 15x21, ao preço de R$ 7,00, pode faze-lo pelos telefones 9664.2581 ou 9988.6797. As fotos podem ser reveladas ou em formato digital.

A Praça Dr. Fernando Abbott, em São Gabriel, recebeu na tarde de domingo (20) o Desfile Farroupilha em comemoração ao Dia do Gaúcho. A apresentação, que este ano simbolizou os 180 anos da Guerra dos Farrapos, foi marcada pela chuva e redução no número de cavalarianos em relação aos anos anteriores. De acordo com a Inspetoria Veterinária, de 1.080 cavalarianos cadastrados, cerca de 980 participaram do evento. São Gabriel tem um dos maiores desfiles do interior do Estado. Em média, registra mais de 3 mil participantes ligados a Centros ou Piquetes de Tradições Gaúchas. A redução deve-se, este ano, a preocupação da população e autoridades com a doença do mormo.

Mesmo com chuva, a Avenida Júlio de Castilhos – onde iniciaram as apresentações - e a Praça Dr. Fernando Abbott – onde concentrou-se a maior parte do público – o desfile não foi prejudicado. Protegidos com ponchos e guarda-chuvas, as pessoas permaneceram no local do desfile até o seu encerramento, às 17 horas.
Das 19 entidades oficiais do evento, apenas os PTGs Clarim Campeiro e Flete de Guerra não participaram do desfile. Quem também ficou fora foi o PTG Herança de Carreiteiro, que já havia anunciado – durante as reuniões que definiram a realização do evento – que não participaria das comemorações.
O prefeito Roque Montagner abriu o desfile às 14:00 horas acompanhado do patrão da Coordenadoria Tradicionalista Municipal (CTM), Márcio D’Àvila e do Patrono da Semana Farroupilha de São Gabriel, Teodorico Dornelles Fernandes.
O CTG Caiboaté foi a primeira entidade tradicionalista a passar pela Praça Dr. Fernando Abbott. Com 543 pontos, o Centro conquistou o título da 29ª Reculuta Tradicionalista Municipal, encerrada na quinta-feira passada, e o direito de abrir o desfile gaúcho. No total, foram 17 entidades , entre CTGs e PTGs, a participarem do desfile.
A realização da festa foi uma decisão conjunta entre Coordenadoria Tradicionalista Municipal (CTM) e Prefeitura Municipal de São Gabriel.
Tecnologia do Blogger.